Por exemplo, se você pesa 90 kg e tem uma porcentagem de gordura de 20%, multiplique 90 x 0,20. Essa é a sua gordura em quilos (90 x 0,20 = 18 kg). Subtraia esse valor do seu peso total para obter a massa magra; nesse caso, 90 – 18 = 72 kg.
Mas, de forma geral, mulheres adultas devem ter aproximadamente 25% a 30% de massa magra — normalmente, quanto mais alto o valor, mais saudável o organismo está e mais fácil será manter o peso ideal. Já para os homens adultos, considera-se que é saudável ter uma média de 33% de massa magra.
Para calcular a sua estrutura óssea divida a sua altura (cm) pela circunferência do pulso (cm) e observe a tabela 1.
O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.
IMC entre 18,5 e 25 é considerado saudável, apresentando menor risco para doenças. IMC entre 25 e 30 indica sobrepeso, podendo levar à fadiga, varizes e má circulação. IMC entre 30 e 35 aponta obesidade de grau I, podendo resultar em diabetes, infarto, angina e aterosclerose.
Calcule seu IMC
De acordo com os especialistas, indivíduos com índice entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. E indivíduos com IMC a partir de 30 são classificados obesos. A BBC News Brasil criou uma calculadora para você descobrir qual o seu IMC.