Quando a encomenda chegar à agência, o destinatário recebe um SMS avisando que a retirada deverá ser feita em até sete dias. Isso também poderá ser feito por outra pessoa ou empresa, mas ela precisará levar uma autorização por escrito; o modelo está disponível no site dos Correios.
Como preencher (Texto)
No caso de você não poder retirar pessoalmente, poderá autorizar uma outra pessoa a retirar no seu lugar, mas deverá seguir as seguintes orientações: - Escreva e assine uma Procuração à mão, colocando seus dados e os dados de quem for retirar no seu lugar (modelo no fim do artigo).
Todos os clientes dos Correios têm a opção de retirar suas encomendas em qualquer uma de nossasagências habilitadas. Para isto, basta fornecer o endereço e CEP da agência mais conveniente para retirar seu SEDEX ou PAC. Fique atento: O CEP da agência indicado deve ser o específico para o Clique e Retire.
1. Composição básica para preenchimento
O envelope é feito de forma para que possa se colocar as informações referentes ao destinatário (na frente do envelope, lado sem aba) e ao remetente (atrás do envelope, lado com aba).
Aquela é a frente do envelope, já que é lá que estão as informações do destinatário, realmente relevantes para fazerem com que a carta chegue ao local correto. É lá que também será colado o selo de postagem.
Remetente é quem escreve/envia o texto.
Contanto que esteja mandando a carta através do correio padrão, não há exigências de que as cartas tenham um endereço de remetente.
No protocolo de correios, o remetente é o indivíduo ou entidade que remete (envia) uma mensagem para um destinatário que o recebe. Em correios convencionais, que utilizam cartas envelopadas em papel, o remetente é geralmente identificado nominalmente no verso do envelope.
Envie a carta pelo correio ou deixe-a em algum lugar para a pessoa encontrar. Se optar pelo envio pelo correio, certifique-se de que o nome e o endereço sejam digitados no envelope -- caso contrário, alguém poderá reconhecer a caligrafia.
Após a postagem, a qualquer momento, o destinatário ou o remetente podem acessar a página de rastreamento no site dos Correios (http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/), informar o CPF, e inserir login e senha – previamente cadastrados no portal.
Como saber em qual agência está a minha encomenda? Você pode rastrear seu objeto no próprio site dos Correios [correios/rastreamento] e usar o código ou CPF/CNPJ para fazer isso.
Como saber se os Correios entregam na minha casa?
Depois da postagem na agência, a encomenda é transportada para um centro de tratamento na cidade de origem ou próxima dela, onde é separada de acordo com a modalidade e o CEP de destino. Após essa fase, o objeto é transportado para outra unidade de tratamento, desta vez, na cidade de destino ou próxima dela.
Quando o objeto estiver endereçado para uma localidade onde não há distribuição domiciliar ou quando as tentativas de entregas diretamente ao endereço do destinatário não lograrem êxito, o objeto ficará disponível para retirada na unidade mais próxima do endereço indicado, no prazo de 7 dias, através do Serviço Posta ...
Modalidades e seus prazos O prazo para entrega via PAC é de 03 a 10 dias úteis. Obs: As encomendas enviadas por PAC tendem a ter um tratamento mais lento por parte dos Correios, o que pode fazer com que o código de rastreio demore mais de 1 dia útil para entrar no sistema de rastreamento.
A partir do status “fiscalização aduaneira finalizada”, há o prazo 30 dias para que você realize os pagamentos solicitados. Após fazê-lo, o pacote segue em trânsito até sua residência, sem demora ou necessidade de ir até uma agência dos Correios (como era necessário há algum tempo atrás).