Rega: suporta certos períodos de seca. Necessita de regas moderadas, mais frequentes no verão e mais escassas no inverno. Assegure-se de que a água não fique estagnada e de que não encharca as raízes, pois a vinca não tolera os excessos.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno. Não tolera o calor intenso, períodos de estiagem, nem o pisoteio.
A Vinca é uma planta medicinal, também conhecida como Boa-noite ou Unha-de-gato, muito utilizada no tratamento de problemas circulatórios. O seu nome científico é Vinca rosea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
A petúnia apresenta bom desenvolvimento em solos férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados, além de contar com adubação com muito ferro. >>> Espaçamento: é necessário, pelo menos, 30 centímetros entre cada flor plantada em solo sob meia-sombra na maioria das variedades de petúnia.
Significado de Pervinca substantivo feminino Planta herbácea dos lugares sombrios, de flores azuis ou malvas, de pétalas encurvadas. (Família das apocináceas.).
Como cuidar de petúnias
um ano
As mudas de petúnia podem ser feitas por meio de sementes ou por processo de estaquia. Caso você opte por realizar a propagação por meio de sementes procure usar as ferramentas de jardinagem corretas e assim colocar elas próximas a superfície do solo, pois são muito pequeninas e precisam de luz para germinarem.
Ao entrar em contato com a água, a capinha desmancha e libera a semente que está dentro dela. Certifique-se sempre de regar até que não haja mais vestígios da capinha.
Antes de plantar o corte na terra, você deve ajudá-lo a enraizar. Para fazer isso, a técnica mais comum é colocar o corte primeiro em um copo de água até metade da planta.
Solo de cultivo fértil em matéria orgânica e bem drenado. Para vasos, escolher um vaso de profundidade até 20 cm de boca larga. Proteger o fundo com pedrinhas ou manta-não-tecido. Colocar uma porção de areia para garantir a drenagem.
Enfie o dedo na terra para checar se está seca ou úmida. Durante a rega, não deixe o vaso encharcar, garanta que o substrato esteja bem drenado já que o excesso de água pode propiciar o desenvolvimento de fungos e até o apodrecimento da raiz. A peperômia filodendro é uma espécie que se reproduz por estacas.
Para melhorar as chances de enraizamento, você pode deixar as estacas com 1cm submerso em água em um copo por alguns dias. Assim que brotarem as raízes, plante a estaca em um lindo vaso com terra ou outro substrato.
Fazer muda de uma peperômia é muito simples. Basta cortar o caule uma folha com o caule e deixar dentro de um copo com um pouquinho de água. Depois é só trocar a água diariamente até começar a brotar. Depois que as raízes que brotaram em água atingirem alguns cm, é só transferir para um novo pote.
O método, conhecido como estaquia, pode ser feito com galhos ou folhas. A reprodução de plantas pode ser feita tanto através de sementes, como utilizando o processo vegetativo, onde é possível obter novos exemplares a partir de uma parte específica da planta, como estacas de galhos, folhas e rebentos.
Para multiplicar é muito fácil! É só pegar pedaços das pontas dos ramos e enfiar num substrato simples, regar regularmente.
Para fazer mudas desta peperômia podemos usar dois modos: a separação da touceira ou por estaquia das folhas. Para separar mudas da touceira, devemos retirar a planta do vaso. Este método é usado para plantas já mais idosas quando o caule está muito alto ou o vaso muito cheio de mudas ao redor.
Reprodução de peperomia por cortes de folhas é outro método comum que é caracterizado pela simplicidade. Para fazer isso, você precisa pegar uma folha com um talo curto (ela deve estar com um ou três nós) e depois colocá-la em uma mistura especial (você pode usar areia molhada, mas não molhada).
As raízes apareceram depois de 19 dias mergulhada em água. Bem fácil de cuidar, ela exige um pouco de atenção no verão, quando deve receber mais água. A peperômia pode durar mais de seis meses e chega a medir mais de um metro.
Gosta de terra fértil e bem suprido de água. Não tolera geadas.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Pode ser devido a falta de luminosidade, necessita um mínimo de luz (meia sombra).
Jardim sem segredos: saiba como cuidar da peperômia
pH elevado – O solo mais alcalino por causa do índice de pH desregulado para cima é outra causa para a queimadura nas pontas das folhas e as deixa com aspecto retorcido. ... O pH desregulado impede que a planta absorva os elementos necessários para seu correto desenvolvimento.
O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia. Essa deficiência pode ser causada por uma série de motivos, descubra a seguir as 5 possíveis causas para essa alteração.
Claudia, queimaduras nas pontas do lírio-da-paz costumam ser sinal de falta de nutrientes ou de ar muito seco. O primeiro caso é bem fácil de resolver: basta acrescentar um pouco de composto orgânico à terra do vaso e mexer bem, regando por cima depois.