Na análise morfológica, as palavras são analisadas e classificadas nas dez classes de palavras ou classes gramaticais existentes: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
A Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras. Estudar Morfologia significa estudar, isoladamente, as classes das palavras; diferentemente da Sintaxe, que trata do estudo das funções das palavras na oração.
o é artigo ; barulho é substantivo ; nao é advérbio de negaçao ; faz é um verbo; bem é substantivo.
Transporte pela Membrana Plasmática
Verificado por especialistas. A alternativa B) é a correta. A membrana plasmática é uma membrana que envolve todas as células, ela não é uma simples membrana de proteção, ela tem a função também de selecionar o que entra e o que sai da célula.
O conjunto formado por glicoproteínas e glicolípidios presentes na membrana é denominado de glicocálix ou glicocálice. Nas membranas, podem ser encontrados também esteroides, como o colesterol, presente em células animais, diminuindo sua fluidez e aumentando sua estabilidade.
Existem 3 grandes classes de lipídeos que compõem a membrana plasmática: fosfolipídeos, esteróis e glicolípides, sendo que fosofolípides são os mais abundantes, via de regra. A molécula de lípide possui uma característica bioquímica essencial para formar uma bicamada estável, ainda que fluida.
A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios (glicolipídeos, colesterol e os fosfolipídeos) e proteínas. Por isso, é reconhecida por sua composição lipoproteica. Os fosfolipídios estão dispostos em uma camada dupla, a bicamada lipídica. ... Isso permite a flexibilidade e elasticidade da membrana.
Os fosfolipídios, dispostos em uma bicamada, compõem o tecido básico da membrana plasmática. Eles são bem adequados a esta função, porque eles são anfifílicos, ou seja, eles têm regiões hidrofílicas e hidrofóbicas. Estrutura química de um fosfolipídio, mostrando a cabeça hidrofílica e as caudas hidrofóbicas.
O colesterol é um dos responsáveis por essa fluidez de membrana celular. Isso acontece porque as moléculas de colesterol impedem que as cadeias carbônicas interajam de forma potente - o que resultaria em um estado gelatinoso da membrana.
Os lipídios da membrana são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma extremidade hidrofílica (ou polar) e uma extremidade hidrofóbica (ou apolar). ... A forma e a natureza anfipática das moléculas lipídicas da membrana é que fazem com que se forme a estrutura de bicamada em solução aquosa.
As proteínas periféricas normalmente se ligam às cabeças carregadas da bicamada lipídica por interações polares, eletrostáticas ou ambas. Elas podem ser removidas por tratamentos suaves, como aumentar a força iônica do meio, por exemplo.