O tamanho e o tipo de estacas afeta a propagação assexuada de fisális. Estacas de 15 cm são apropriadas para a produção de mudas de fisális. A Physalis peruviana apresenta melhores resultados no enraizamento que as demais espécies.
Coloque a physalis em um pequeno recipiente e, usando um pilão ou uma colher de pau, amasse-a delicadamente para começar a separar as sementes da polpa.
A semeadura de fisális realizada no início do mês de setembro resultou em plantas com maior crescimento vegetativo e número de frutos, bem como com características de crescimento e de produção semelhantes às principais regiões de cultivo.
As physalis gostam de água, por isso sempre mantenho o substrato levemente úmido, sem exageros. Recomendo evitar molhar as folhas, já que, pelo que observei, essa é uma planta que pode ser mais suscetível a fungos.
A Physalis peruviana deve ser colhida quando o cálice apresentar coloração amarelo- esverdeado até amarelo-amarronzado. Nessas fases os frutos apresentam maiores massas, diâmetros e acúmulos de sólidos solúveis totais.
A physalis também é considerada antialérgica, diurética, sedativa e analgésica. É rica em vitamina A, vitamina E, vitamina K1, complexo B, além de ser fonte de pectina, uma importante fibra solúvel, essencial para uma boa digestão.
Composta de vitamina C, A, ferro, fósforo e fibras, a physalis é uma fruta com vários nutrientes, mas ainda pouco consumida
O quilo do produto é comercializado entre R$ 10 e R$ 35 (os preços variam se a fruta é fresca, congelada para atacado ou varejo), podendo ser mais caro, o que depende da região.
Culturas como soja, algodão e pecuária extensiva, por exemplo, são mais lucrativas e rentáveis em grandes extensões de área. Dentro desse conjunto de culturas de alto valor agregado as frutíferas possuem destaque, devido a sua demanda de alto consumo, em geral, pela população brasileira.