Deixe as pinhas de molho por 20 a 30 minutos. Se elas boiarem, coloque uma toalha molhada e pesada, uma tampa de panela ou até um prato grande para fazer peso. As pinhas podem se fechar durante esse passo. Não tem problema, pois elas se abrirão novamente depois de secas.
Para começar, passe a tinta branca nas pontas das pétalas da pinha, para simular a neve, e deixe secar. Em seguida, pegue o vasinho e enfeite-o com o laço. Para fazer a estrela da ponta da sua árvore, passe um pouco de detergente sobre o acetato. Depois, faça a estrela com cola quente e deixe secar.
Imite o efeito de neve caindo usando flocos de sabão em pó ou de purê de batata instantâneo. Grave o vídeo com uma neve bem macia caindo na frente da câmera. Isso também funciona para simular neve que já caiu e que está no chão.
Com poliacrilato de sódio, ou floc gel, é possível fazer uma neve caseira de mentira, uma neve artificial ou neve instantânea. Encontre este Pin e muitos outros na pasta Experimentos científicos de Manual do mundo.
Use água pura com o bicarbonato. Comece colocando uma xícara de bicarbonato de sódio em uma tigela e depois coloque uma colher de sopa de água. Mexa com um garfo e depois coloque mais uma colher. Mexa de novo. Continue fazendo isso até que a neve chegue na consistência que você quer.
O vinagre é uma mistura de água com 4-5% de ácido acético. ... A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Esse ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que gera as bolhas.
Neve: frio + chuva ou frio + vapor.
– uma colher de sopa de corante alimentício; – 25 mililitros de vinagre. Para começar, coloque a água em um copo, adicione o bicarbonato de sódio e mexa bem. No outro copo, coloque o vinagre e o detergente, mexendo com cuidado para a espuma não transbordar.
É muito simples fazer um vulcão de espuma! Basta ter um copo, detergente da loiça, vinagre e um pequeno segredo (bicarbonato de sódio), o vulgar fermento. Em segundos, temos o nosso vulcão em erupção!
4- Adiciona-se cerca de 20 mL de água oxigenada concentrada; 5- Com cuidado, adicione 2 g de iodeto de potássio à mistura dentro da proveta. Imediatamente saia de perto e observe a formação de uma espuma que subirá pela proveta e aumentará cada vez mais, caindo do lado de fora.
O fermento e o peróxido de hidrogênio se combinarão para criar uma explosão de espuma. Tome cuidado, pois essa reação é “exotérmica”, o que significa que ela pode liberar calor. Não toque na espuma logo depois da explosão, pois ela estará quente!
Coloque um pouco de detergente para dar o efeito de erupção. 2º opção – química: Coloque vinagre, corante vermelho e detergente no buraco do vulcão. Coloque uma colher cheia de bicarbonato de sódio para dar o efeito de erupção.
Um dos metais com maior facilidade de reação é o potássio. Quando exposto ao oxigênio ou vapor dágua, ele é facilmente dissipado. Agora, quando entra em contato com a água, os resultados são bem mais visíveis. A mistura gera hidróxido de potássio e hidrogênio, que entram em ignição e causam a explosão.
Modo de Fazer:
Resultados e discussões: Assim, os corantes não se misturam no leite por causa de sua gordura. Mas o detergente é um agente tensoativo, que é capaz de quebrar essa tensão superficial que impede o corante de se dissolver no leite. Essa ação do detergente pode ser entendida no processo de retirada da gordura das louças.
O experimento consiste em pingar algumas gotas de corante em um prato de leite, e depois adicionar detergente. Com isso, todas as cores começam a se misturar sozinhas. Parece mágica! Por causa disso, os pequenos ficam encantados.
O primeiro passo será colocar vinagre nos recipientes. Em seguida você adiciona o corante de alimentos, que nem a Carol e o primo Pedro estão fazendo. Depois vem o detergente. Até que está na hora de dar o toque final e colocar uma colher de bicarbonato de sódio.
Então, prepare-se! Despeje a mistura de vinagre na garrafa. Imediatamente a “lava” científica começará a sair do vulcão em erupção. Este fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “lava”.
No mundo há cerca de 1 300 vulcões que podem entrar em erupção a qualquer momento, mas apenas cerca de 20 ou 30 entram em atividade por ano. Alguns vulcões, como o monte Kilimajaro, na África, têm pouca probabilidade de entrar em erupção de novo: são os vulcões extintos. Monte kilimajaro, África.
Brincar de cientista consiste em sair em busca de toda e qualquer criatura viva que habite o quintal, revirando pedras, cavando buracos, desmanchando vasos, para então colocá-las em uma “casa”, alimentá-las e dar-lhes de beber. Cuidar delas, cutucá-las. Tirar da casa, por de volta. Cobrir com terra, misturar com água.
Criam imagens e descobrem a mistura de cores, cheiros e sabores. Elas têm contato com a natureza, semeiam, regam, veem florescer. A educação baseada nos preceitos de Maria Montessori fornece à criança uma experiência de vida real que fomenta a compreensão e exploração do mundo.
Uma erupção vulcânica ocorre quando o magma acumulado sob a crosta terrestre exerce tamanha pressão que precisa ser expelido. Mas por que há erupções mais ou menos violentas e com lava de consistências diferentes?