Política econômica se refere a uma série de ações tomadas pelo governo na gestão da economia, cujo foco é alcançar objetivos sociais e macroeconômicos, atendendo às necessidades de bens e serviços da sociedade. O governo pode atuar por meio da política fiscal, monetária e cambial.
A política econômica de um país se refere às ações governamentais que visam a contribuição para a situação econômica nacional. ... Enfim, o objetivo principal da política econômica é contribuir com a economia nacional. Para isso, as metas a curto e longo prazo são estabelecidas de acordo com o governo vigente.
Confira as 4 principais políticas econômicas do Governo
Política econômica: conheça os seus instrumentos e objetivos
Políticas macroeconômicas são aquelas que visam a objetivos amplos da economia como um todo. Têm a ver com indicadores de bem estar da sociedade ligados ao crescimento econômico, ao desemprego, à inflação, ao balanço de pagamentos. ... Tomemos, como exemplo, o caso da inflação.
Os principais instrumentos da política macroeconômica são os dispêndios do governo e a tributação (política fiscal), o controle da oferta de moeda e do crédito (política monetária), as intervenções no mercado cambial, a política de comércio exterior e o tratamento dado aos capitais externos de risco (política cambial e ...
Questão N°11 Quando o governo faz política econômica, ele está preocupado com quatro tipos de metas, e, para atingir esses. ... Preocupada com problemas econômicos de curto prazo, como a geração de. emprego e o controle dos preços;lll. Também chamada de política de estabilização.
Classicamente, defende-se que o governo pode intervir num setor da economia quando houver algo denominado falhas de mercado. Elas são em geral caracterizadas em três grandes áreas: Concorrência imperfeita: a existência de monopólios, oligopólios e cartéis. Exemplo: cartel de postos de gasolina.
3) Quanto às principais políticas macroeconômicas, é correto afirmar que: a) a política monetária refere-se à atuação do Governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. ... d) a política fiscal refere-se à atuação do Governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros.
O arcabouço jurídico possui quatro tipos de Políticas Macroeconômicas, que são: Política Fiscal: uso da receita pública e da despesa publica com a finalidade de influir nas atividades da economia do país, a fim de obter o equilíbrio, o desenvolvimento e a Justiça Social.
Bom, a politica monetário quando aplicada em longo prazo tende a estabelecer um ótimo crescimento econômica, também traz estabilidade dentro dos preços praticados, e também traz mais distribuição de renda. ... Então, a macroeconomia pode auxiliar no crescimento econômico trazendo harmonia para a situação monetária do país.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. ... A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados: Não pare agora...
Os estudos macroeconômicos também abrangem a verificação das principais tendências da microeconomia. ... A estrutura de análise da macroeconomia costuma ser composta por cinco mercados: • Mercado de Bens e Serviços: responsável pela determinação do nível de produção agregada, bem como o nível de preços.