EQST

O Que A Psicologia Das Massas?

O que é a Psicologia das massas?

Psicologia das multidões, ou psicologia das massas, é um ramo da psicologia social cujo objetivo é estudar as características do comportamento de indivíduos dentro de multidões.

O que Freud diz sobre Psicologia das massas?

A teoria Freudiana afirma que quando uma pessoa se torna membro de uma multidão, sua mente inconsciente é liberta. Isso acontece porque as restrições do superego são relaxadas. Dessa forma, o indivíduo tende a seguir o líder carismático da massa.

Quando Freud escreveu Psicologia das massas?

Em "Psicologia das Massas e Análise do Eu", Sigmund Freud (1856-1939) apresenta suas considerações sobre o fenômeno psicológico que mantém coesa uma massa de pessoas. O ensaio foi publicado originalmente em 1921.

O que é uma massa para Freud?

Para Freud a massa seria uma revivescência da horda primitiva e o pai primevo um líder narcisista que não amava ninguém, um líder temido e, mesmo assim, ideal da massa. Porge (2009, p.

Por que é importante que a psicologia estude os fenômenos da comunicação de massa?

A reflexão acerca da natureza e do funcionamento das massas pode contribuir para a compreensão de eventos de participação massiva, possibilitando a instrumentalização dos pesquisadores no sentido de aumentar sua capacidade preditiva com relação ao desenvolvimento desses fenômenos.

O que é comportamento em massa?

Comportamento de massa é um fenômeno que se produz em agrupamentos humanos, de forma espontânea e contínua, pela soma das ações individuais espalhadas, mas que se dirigem a um interesse em comum. ... O comportamento de massa apresenta grandes riscos, instalando, inclusive, o pânico.

O que Freud fala sobre psicologia?

Na Psicologia freudiana, as doenças mentais são provocadas por conta da repressão pela qual passamos durante as nossas vidas. Os padrões sociais são os principais culpados por escondermos desejos, comportamentos e sensações contra julgamentos. Entretanto, esse exercício contínuo gera desequilíbrios em nossas mentes.

O que são os fenômenos de massa para Gustav Le bom?

Para Le Bon (1963), os fenômenos de massa constituíam o ponto decisivo para toda interpretação do mundo moderno. Ele considerava que as multidões representavam a explosão de um lado irracional que conduziria necessariamente a uma crise generalizada na sociedade moderna.

Qual é a contribuição de Gustav Le Bon para a Psicologia Social?

Le Bon foi considerado um dos nomes mais importantes da área da psicologia, os temas que abordou foram de importância fundamental no século XX. Entre eles, destacam-se psicologia das massas, comportamento de manada e teorias sobre características nacionais e de superioridade de raça.

O que é uma massa de pessoas?

Significado de Massa [Figurado] Multidão ou povo; aglomerado de pessoas: a massa protestou contra o preço das passagens; a massa está revoltada com o governo.

Qual a influência de Freud para a teoria de grupos?

Na sua obra “Psicologia de grupo e análise do ego”, de 1920-22, Freud discute algumas ideias sobre grupos a partir dos estudos de Le Bon. Ele utiliza o termo “grupo” como equivalente a “massa” e “multidão”. Freud concorda que há influência dos fenômenos sociais na constituição do sujeito. ...

O que é um fenômeno de massa?

O fenómeno do comportamento de massas é explicado como sendo agrupamentos humanos espontâneos e, portanto, imprevisíveis, transitórios e desprovidos de organização interna. É um fenómeno produzido pela soma das ações individuais das pessoas espalhadas e sem contacto direto e contínuo mas que vão na mesma direção.

Qual é o pensamento do francês Le Bon em relação a psicologia das massas?

Gustave Le Bon ficou particularmente famoso pela publicação de seu livro Psicologia das Multidões. Sua argumentação básica defendia a ideia de que os seres humanos desenvolviam coletivamente comportamentos que jamais teriam individualmente.