Antes de aplicar uma tinta spray no couro, limpe-o com um limpador de couro projetado para trabalhar com a pintura escolhida. Remoção da sujeira, óleo, graxa, cera, selantes e outros contaminantes vai ajudar a tinta spray a aderir melhor e evitar sua descamação. Trabalhe em uma área bem ventilada ao limpar e pintar.
Use tintas acrílicas. Essa tinta pode ser aplicada em várias superfícies e adere bem ao couro sintético. A tinta acrílica não desbota tão fácil quanto as outras e também é flexível, o que a torna menos propensa a rachar com o tempo.
Como pintar couro sintético:
Para envernizar utilizei o Verniz Couro da mesma marca da tinta – Glitter. O verniz é um material que seca muito rápido, então você deve passá-lo rapidamente no sapato, e NÃO voltar com o verniz onde já passou, pois pode grudar tudo. Então, passe bem o verniz em uma parte e não volte a ela até que esteja seca.
Tintas para tecido Acrilex nas cores branco e azul cerúleo. Canetas permanentes nas cores azul, amarelo, vermelho e prateado. Clareador incolor Acrilex. Tênis de tecido branco.
Coloque o tênis na tinta. Se quiser algo mais colorido, vá mergulhando as partes qee deseja pintar. Deixe o tênis na tinta pelo tempo indicado nas instruções. Isso varia bastante de tinta para tinta, mas deve levar de alguns segundos a alguns minutos. Na hora de tingir o tênis, o ideal é usar luvas.
Misture uma porção de tinta com a mesma medida de água. Dissolva bem para ficar homogêneo. Comece a pintar delicadamente. Espalhe bem, evitando formar uma camada muito grossa de tinta, para que não acumule em uma parte do calçado, deixando a pintura disforme.
Coloque os tênis diretamente no banho de corante. Use um misturador ou uma colher de pau grande para "mexer" os sapatos na água, de 30 minutos à uma hora. Quanto mais tempo eles ficarem na tintura, mas escura ficará a cor.
Como tingir um tênis de lona sem tingir a borracha
Com os materiais em mãos, é só pegar o pote, colocar um pouco de tinta (cerca de uma colher) e o triplo de água (cerca de 3 a 4 colheres). Na verdade, não tem uma medida exata – a ideia é só que a tinta fique bem “ralinha”. Daí é só passar com o pincel por todo o tênis, prestando atenção nos cantinhos.
Felizmente, dá para fazer uma boa limpeza com detergente de louça, água e uma escova de cerdas rígidas. Por fim, você pode usar um pouco de graxa preta líquida para restaurar o brilho após a lavagem e, assim, deixar os calçados novinhos em folha.
Molhe um sabão em barra com um pouco de água e esfregue-o contra uma toalha limpa para ensaboá-la. Esfregue, em círculos, a parte ensaboada da toalha na parte de lona do tênis, até remover as manchas. Molhe uma parte da toalha e limpe quaisquer resíduos de sabão e sujeira que possam ter ficado no tênis.
Uma colher de sopa de Condicionador de Cabelo para 2 colheres de sopa de água. Você aplica no sapato ou no seu tênis e deixa agir por 10 minutos, depois é só retirar com um pano úmido.
Comece usando uma quantidade pequena de tinta, aplicando mais se for preciso.
Como usar:
Apostar em em uma mistura com partes iguais de água e vinagre branco para tirar o mofo do sapato de camurça pode ser uma boa solução para resolver o problema! Afinal, além de tirar as manchas de bolor, o vinagre também ajuda a acabar com o mau cheiro deixado por ele.
Para amaciar seus calçados e limpar da forma mais eficaz possível seus sapatos de camurça são necessários apenas uma colher de creme de cabelo (de qualquer tipo), uma colher de amaciante e uma esponja de aço. Saiba como ocorre a aplicação deles nessas duas dicas no comentário de Lucy Mizael.
Dicas para amaciar o sapato
Com jornal e álcool Está técnica é a que requer mais atenção, já que o álcool pode manchar a camurça e o jornal pode manchar sapatos de couro mais claro. Para amaciar os pares, umedeça o jornal com o líquido e aperte bem dentro do sapato - quando o álcool evapora, o jornal expande e deixa o couro mais largo.
Como amaciar sapatos apertados?
Não é necessário sofrer, algumas coisas podem ser feitas para que o par dos seus sonhos não te machuque tanto
Esse é um dos truques que eu mais uso quando preciso lacear sapatos, principalmente scarpins. Tudo o que você precisa é colocar três meias em cada pé, de preferência de algodão. Depois, ligue o secador de cabelo em ar bem quente e direcione o jato para dentro dos sapatos por 30 segundos em cada pé.
Recorra ao secador de cabelo Muita gente não sabe, mas o secador de cabelo também funciona como ótimo aliado na hora de amaciar calçados. Antes de tudo, comece vestindo meias grossas, calce os sapatos (mesmo que fique apertado) e use o secador para esquentá-los bem enquanto mexe os pés para para amaciar ainda mais.