→ Condução da seiva elaborada (teoria do fluxo de pressão ou teoria do fluxo em massa de Ernst Münch): A sacarose, formada nas folhas, difunde-se pelas células parenquimáticas até aproximar-se do floema, onde é absorvida por meio do transporte ativo pelas células-companheiras dos vasos liberianos e, depois, levada ao ...
Nas plantas vasculares, a seiva é um constituente líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta. ... Um componente principal desta seiva é a glicose, um açúcar simples formado pela fotossíntese.
A seiva bruta é formada por água e sais minerais, e a seiva elaborada apresenta, além de água, aminoácidos, açúcares e outros produtos. Além da diferença na constituição da seiva, cada um desses tipos de seiva será transportado por um tecido diferente.
O anel de Malpighi comprovou a importância do floema na condução de substâncias orgânicas. O floema, assim como o xilema, é um importante tecido de condução da planta. Esse tecido está relacionado com o transporte de importantes substâncias, tais como sacarose, aminoácidos, hormônios e vitaminas.
Existem dois tipos de células condutoras no xilema: traqueíde e elemento de vaso traqueário (ou xilemático ou, ainda, lenhoso). Traqueídes são células extremamente finas, de pequeno comprimento (em média 4 mm) e diâmetro reduzido (da ordem de 2 mm).
pteridófitas
O xilema apresenta células cilíndricas que formam tubos ao longo da planta. Esse vaso condutor faz o transporte de água e sais minerais no sentido da raiz para as folhas. O xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.
Os tecidos condutores ocorrem em praticamente todos os órgãos do vegetal, formando uma espécie de sistema contínuo que percorre toda a planta. Na raiz, o floema encontra-se alternado com o xilema. No caule, normalmente, o floema está na posição mais externa em relação ao xilema.
O xilema é um tecido importante para o vegetal e, assim como o floema, é considerado um tecido de condução. A principal função do xilema é garantir que a água e os sais minerais sejam levados da raiz para outras partes do vegetal, de maneira eficiente. Não pare agora...
O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.
O xilema é um tecido vascular complexo que apresenta como principais componentes os elementos traqueais, as células parenquimáticas e as fibras. ... Além de garantir o transporte de substâncias, o xilema atua na sustentação mecânica do vegetal e no armazenamento de substâncias.
O xilema é formado pelos elementos traqueais, as fibras e células de parênquima (Fig 1 e 2). Os elementos traqueais são as células mais especializadas do xilema, e são as células responsáveis pela condução da água e dos sais minerais.
O felogênio é um tecido meristemático, responsável, principalmente, pela formação de novas células. Além disso, ele garante a produção de súber para o lado externo e de feloderme mais internamente.
Câmbio Fascicular Região ou porção do câmbio vascular que se origina do procâmbio e situa-se nos feixes vasculares ou fascículos, entre o xilema e o floema.
Câmbios fascicular e interfascicular com atividade diferenciada – O câmbio fascicular produz um xilema secundário composto por fibras e ele»mentos de vasos, e o interfascicular, um xilema secundário composto somente por fibras.
O parênquima é um tecido do sistema fundamental que desempenha diversas funções. Sabemos que assim como os animais, as plantas são formadas por tecidos. ... O parênquima é um tecido composto por células vivas com propriedades meristemáticas, ou seja, possuem capacidade de divisão celular.