Os sentimentos nacionalistas contribuíram para as unificações da Alemanha (1871) e da Itália (1870). ... II - O nacionalismo caracteriza-se pelo sentimento de pertencimento a uma cultura, região e língua. No século XIX, ele estimulava a ideia de um povo se unificar em torno desse sentimento.
No final do século XIX, a Europa assistiu à luta por unificação territorial de regiões fragmentadas politicamente, particularmente a Alemanha e a Itália. Em 1848, ocorreram nos Estados italianos e alemães, rebeliões de cunho nacionalista e unificador. ...
Mesmo não obtendo sucesso, o nacionalismo italiano ainda teve forças para avivar suas tendências políticas. ... Só com o interesse da burguesia industrial do norte da Itália, politicamente patrocinada pelo primeiro-ministro piemontês Camilo Benso di Cavour, que o processo de unificação começou a ter maior sustentação.
A liderança da unificação alemã ficou com a Prússia, pois este era o Estado alemão mais industrializado e com grande importância política na Europa. ... Convocou, para auxiliá-lo, Moltke, chefe de Estado-Maior, e Roon, como ministro da Guerra. O exército da Prússia logo se transformou no melhor da Europa.
Resposta. Resposta: No período da unificação, existiam vários Estados independentes e de cultura germânica . A ideia, liderada pelo Estado da Prússia foi promover a unificação.
9 Quais dos países abaixo, ainda não existiam quando ocorreu a unificação? A) () Itália e Alemanha.