Multiplos usos. As comunidades tradicionais dizem que do babaçu se aproveita praticamente tudo. Das folhas da palmeira pode se fazer armação de coberturas para casas e confecção de artesanatos como cestos, peneiras, esteiras e entre outros. Já o caule (estipe) pode ser usado na marcenaria ou como adubo natural.
O babaçu é uma palmeira de origem brasileira, podendo ser encontrada nos Estados do Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso. Sua estipe é usada para construção de casas e pontes, sua seiva para produção de bebida fermentada e seu palmito para a alimentação.
“O ácido láurico compõe a maior parte das gorduras desse fruto”, diz a nutricionista Mariana Bomfim. E, como se trata de um ácido graxo de cadeia média, ele pode contribuir para elevar o nível de HDL, o chamado colesterol bom. Ou seja: dá uma força para manter as taxas de colesterol sob controle.
Como o óleo de babuçu é um hidratante, pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo. O tratamento completo dura de duas a três horas e custa a partir de R$200. Isso só vale para o nordeste, onde o babaçu abunda.
Produto 100% natural, o mesocarpo do babaçu é a substância colhida entre o epicarpo e o endocarpo do coco de babaçu, na forma de farinha. É um complemento alimentar rico em amidos, minerais e fibras, sendo por isso indicado para prisão de ventre, colite e obesidade.
Modo de usar: O mesocarpo de babaçu pode ser tomado diluído em água, leite, suco ou misturado na comida, na medida de uma colher de sopa 2 vezes ao dia ou pode ser acrescentado nas receitas de bolos, pães e mingaus.
Sua alta capacidade de retenção e água e nutrientes confere ao pó da casca de coco a capacidade de ser um excelente meio físico para o cultivo hidropônico de várias espécies vegetais. ... Este pó tem várias qualidades que o recomendam como substituto da turfa e da vermiculita: alta capacidade de retenção de água.
Significado de Babaçu substantivo masculino Palmeira brasileira de cujo coco se extrai um óleo de grande valor industrial.
“Araponga” deriva, segundo o Houaiss, do tupi gwïra'ponga (ave sonante), forma atestada desde o século 16 para uma espécie de pássaro (Procnias nudicollis).
O macho imaturo, também verde, tem cabeça marrom e garganta preta. O habitat dessa espécie cobre todo o Nordeste e prolonga-se pela Amazônia até a Venezuela e Colômbia.
Trata-se da araponga-da-amazônia (Procnias albus), espécie comum em Roraima e no Pará, cujo canto pode atingir 125 decibéis (dB), um pouco menos que uma turbina de avião a jato, que chega a 140 dB, mas mais do que um show de rock (até 120 dB), serra elétrica (110 dB), furadeira (100 dB) e rua com tráfego intenso (85 dB ...
— O som dela é mais alto do que o de uma britadeira, e equivale a um bate-estaca — afirma Mario Cohn-Haft, ornitólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que fez a descoberta. — O canto da araponga-da-Amazônia lembra o som de um ferreiro batendo numa bigorna, curto e explosivo.
"É o caso do bisão-americano (Bison bison), que chega a 107 dB, e do bugio (Alouatta guariba), que atinge 104 dB.
O canto do uirapuru pode ser curto e forte, quando pretende demonstrar domínio do território; ou longo e melodioso, quando sua intenção é a atração sexual. Dura de 10 a 15 minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época da construção do ninho, e canta apenas cerca de quinze dias por ano.
“Os corvos, as cacatuas e os estorninhos são os exemplos mais conhecidos”, conta. Outro bicho curioso é a ave-lira, que consegue não só imitar a voz humana, mas até o som uma buzina de automóvel! “Algumas aves costumam reproduzir sons que ouvem no ambiente onde vivem.
O periquito-australiano ou periquito comum é uma linda ave para criar como animal de estimação. Ele é esperto e muito inteligente, além de ser uma excelente companhia. O periquito pode aprender a falar com muita destreza.
O preço do periquito australiano é cerca de R$ 100 reais.
seis meses de idade
Anexe uma caixa de nidificação na gaiola, que pode ser encontrada em vários modelos nas lojas de animais. Colocar uma caixa de nidificação na gaiola em época de reprodução estimula os periquitos a se acasalarem. A reprodução bem sucedida é praticamente impossível se não houver uma caixa como essa.
Crie condições de sono adequadas. Os periquitos dormirão aproximadamente dez horas por dia, principalmente durante a noite, mas eles podem tirar sonecas durante o dia. Quando ele estiver dormindo, tente não fazer muito barulho, mas é possível ouvir músicas ou assistir TV com volumes baixos.
Após o acasalamento, a fêmea de periquito-australiano irá botar de 3 a 6 ovos. Em seguida iniciará o processo de incubação. Com cerca de 18 dias após o inicio do choco os filhotes de periquito-australiano começarão a nascer. Vale lembrar que a fêmea normalmente começa a chocar quando ela bota o 3º ovo.