Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
Em essência, a empresa está tomando um empréstimo e oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante, pelo valor líquido dos encargos cobrados pelo banco.
Os descontos condicionais ou descontos financeiros são os descontos obtidos na liquidação antecipada de obrigações. ... Por outro lado, os descontos financeiros concedidos são os descontos concedidos no recebimento antecipado de direitos com terceiros. Neste caso o desconto é tratado como despesa.
No registro contábil os descontos concedidos incondicionalmente são registrados como dedução da receita bruta, logo no inicio da DRE (resultado do exercício). A empresa que obteve o referido desconto registrará este como uma receita financeira.
Desconto condicional é aquele que para ser efetivamente concedido depende da ocorrência de fato posterior à emissão de nota fiscal, por exemplo, o pagamento das parcelas no prazo combinado. ... Por sua vez, o desconto incondicional independe de acontecimentos posteriores, sendo oferecido ao cliente no momento da compra.
Este imposto incide sobre o valor total da nota fiscal e tem como base de cálculo a soma de todas as NFs emitidas. A alíquota pode variar de 3% a 7,6%.
Quem tem imposto retido na nota fiscal e quem paga o imposto depois? Todos os empreendedores formalizados precisam pagar impostos sobre o que vendem. E podemos dividir essas tributações em duas modalidades: Empresas optantes pelo regime de Lucro Real ou Lucro Presumido têm o imposto retido na nota fiscal.
Basicamente, os impostos na nota fiscal são calculados da seguinte forma: Valor total do documento, multiplicado pela alíquota do tributo. Todos os impostos mencionados neste artigo são calculados dessa forma, no entanto, não é necessário destacar cada um deles no documento fiscal.
Se a nota fiscal que você recebeu apresenta retenção, o processo é simples. Ao lançar a conta no financeiro, você deve também fazer um lançamento do tributo a pagar – no dia 20, ou dia útil anterior, do mês subsequente ao do serviço (ou seja, na competência seguinte).
Qualquer empresário que abre um negócio precisa lidar com o pagamento de diversos impostos. Alguns deles estão relacionados a Nota Fiscal (NF), que é o recibo obrigatório que precisa ser emitido após a finalização de qualquer transação de venda ou serviços. ... Para categoria, não é necessário pagar imposto para emitir NF.
Quais impostos o MEI paga na Nota Fiscal?
No caso da emissão de NFse, as prefeituras costumam ter um sistema próprio e gratuito para a emissão. Para a emissão de Nota Fiscal Avulsa e Nota de Talão é preciso pedir a autorização junto a SEFAZ e realizar a impressão.
Quais são os sistemas gratuitos de emissão de nota fiscal?
Se você precisa emitir a NF-e, deverá realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). Agora, se precisa emitir NFS-e, deverá fazer o cadastro na Prefeitura do seu município. Geralmente, o cadastro pode ser feito online e são exigidos documentos como contrato social da empresa e CPF/RG do responsável.
Para emitir a nota fiscal eletrônica utilizando a categoria de microempreendedor é bastante simples....É preciso:
Nota Fiscal Avulsa (NFA) Basicamente, é preciso solicitar a NF para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e buscar a nota impressa em um órgão responsável.
Para obtenção da Nota Fiscal Avulsa o interessado deverá informar os dados em um formulário eletrônico na internet e imprimir a nota fiscal, quando do deferimento automático, ou aguardar sua análise para posterior emissão. Após concluída a solicitação o sistema irá gerar um protocolo e uma senha para acompanhamento.
No geral, para emitir a Nota Fiscal Avulsa é preciso fazer um cadastro no site da Sefaz, aguardar uma autorização e aí começar a emitir as notas.
MEI, emitir Nota Fiscal ficou fácil!