O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
Os elementos essenciais das narrativas épicas são:
o gênero épico é a narrativa em versos que apresenta um episódio heróico da história de um povo. Nesse gênero geralmente há presença de figuras fantasiosas .
A Literatura teoricamente desempenha quatro funções: a catártica, cognitiva, estética e político-social. Lemos para que a palavra nos traga algum alento, consolo. ... Quando lemos e percebemos o belo, um texto, um poema bem escrito, o belo, a Literatura desempenha a sua função estética.
A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.
A função lúdica está sem dúvi- da relacionada com a função poética da linguagem. É uma função elaboradora do texto, uma função "têxtil" ou "textura!", centrada no poema. A função catártica da literatura é, na verdade, uma ex- pansão da função emotiva ou expressiva da linguagem.
A função estética dos produtos é o aspecto psicológico da percepção sensorial durante o uso (LÖBACH, 1981). A função estética está relacionada a percepção do consumidor com a beleza, sensação de prazer e o bem estar contemplativo para um determinado objeto.
O ensino de Literatura é fundamental para a formação dos alunos. ... Por essa complexidade, os textos literários são muito apropriados para o ensino. Porém, a função da Literatura em contexto escolar de hoje se difere bastante da atribuída nos tempos de Brasil Colônia.