Pode ser sintetizado pela frase do próprio filósofo: "o racional por si só é real", que significa que a realidade é capaz de ser expressa em categorias reais. O objetivo de Hegel era reduzir a realidade a uma unidade sintética dentro de um sistema denominado idealismo transcendental.
A filosofia hegeliana considera o processo e o devir segundo os quais a realidade é o que é pela alienação, pela mediação e pelo trabalho. A realidade é processo do vir a ser, isto é, não é dada, mas vem a ser e, isso, constantemente. Se a realidade está sempre vindo a ser é porque ela nunca é definitivamente.
Nas palavras de Hegel a Estética ou a Filosofia da Arte é a investigação do belo, mas o belo enquanto o que é ou deve ser, não é, para Hegel, o belo natural e, sim, o belo artístico. Mais precisamente Hegel diz que o objeto das “Lições sobre a Estética” é o reino do belo que é a arte.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1830) foi um filósofo alemão idealista que abriu novos campos de estudo na História, Direito, Arte, entre outros, através dos seus postulamentos e da lógica dialética. O pensamento de Hegel influenciou pensadores como Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Friedrich Engels e Karl Marx.
Para Hegel, não existe algo que seja impossível de ser pensado. ... O real efetivo, para Hegel, está na unidade entre a essência e a existência, entre o interior e exterior, em uma relação dialética. Essa dialética é a própria forma como as ideias se desenvolvem, e é central na filosofia do autor.
16), Hegel “compreende o espírito como vida, e a vida humana como história… e, só no tempo e com o tempo pode o espírito exteriorizar-se, objetivar-se revelar-se a si próprio, tomando consciência de si”. ... Mas a essência do homem, o homem em si, em sua verdade é espírito e, portanto, seu potencial é ilimitado, infinito.
Marx aponta que Hegel pressupõe a separação entre sociedade civil e Estado, sendo que o momento de reconciliação entre estas esferas antagônicas seria a monarquia constitucional. Demonstra que na argumentação de Hegel o Estado é colocado como fundador da sociedade civil e da família.
Hegel considera o desenvolvimento do Espírito em três momentos, o primeiro é o Espírito Subjetivo, o Espírito na relação consigo mesmo, o segundo é o Espírito Objetivo, no qual o Espírito se reconhece como realidade no mundo, e, o terceiro é o Espírito Absoluto enquanto unidade da idealidade de seu primeiro momento e ...
O termo espírito deve ser entendido como uma atividade e não como um objeto ou coisa. ... O último desenvolvimento é o chamado espírito absoluto, um momento de plenitude, no qual a ideia manifesta-se como ser em e para si. Em toda essa reflexão, percebe-se a abordagem dialética.
Resposta. Resposta: Os três estágios de Hegel : “tese”, “antítese” e “síntese”.
Espírito do Mundo. Para Hegel, no eixo de todo o mundo está a ideia, a razão, o espírito do mundo (Weltgeist), o tal absoluto que faz as vezes de Deus. ... E o absoluto é devir (werden), respira através do movimento dialéctico, da tese, da antítese e da síntese.
Assim, Hegel buscou através da razão a plena potencialidade humana da liberdade de conhecimento da realidade. Para ele, o pensamento é o criador do mundo. A razão, no seu sentido mais radical, se realiza na história, constitui o processo histórico, compondo o próprio objeto.
Resposta. Hegel afirma que a história é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente históricos.
Enquanto ser dotado de Vontade e paixões particulares, buscando atingir seus interesses próprios, os homens vão, através desses momentos, superando e suprimindo as suas necessidades imediatas. Mas o fim de cada ação particular contém também um objetivo geral, segundo Hegel.
Se a razão – como diz Hegel – “é a certeza consciente de ser toda a realidade” e a verdade reside apenas no todo, as partes se tornam racionais à medida que participam do todo de forma consciente.
Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração.
Hegel tenciona manter a força do conflito, pois o Geist está em conflito consigo mesmo, com a sua corporificação necessária, pois ele só caminha rumo à auto- realização por meio deste conflito. Esse conflito ontológico é a fonte de todo movimento e de toda mudança.
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. ... O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.
Qual a avaliação de Hegel acerca da contribuição desses pensadores que o antecederam? A) Elogia Kant por sua proximidade com a Ética cristã, mas critica Rousseau pela sua ideia da “voz de Deus em nós”.
A Premissa: A Dialética Hegeliana Hegel buscou com o desenvolvimento de sua filosofia uma explicação do mundo. Irá encontrar na Razão o elemento que o faria chegar ao entendimento do mundo. Daí ele assinala que a Razão se explica a si própria, como também afirmar que a Razão é quem dirige a história.
) Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto, e de elevar assim a filosofia a ciência, é o método dialético, em virtude do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade; ele se remete aqui à dialética clássica, conferindo movimento e ...
O idealismo alemão foi um movimento filosófico, iniciado por Immanuel Kant, que tentava resgatar na filosofia a busca pelo pensamento transcendente ideal e as relações disso com o sujeito pensante.
Corrente filosófica baseada na subjetividade Como o próprio nome sugere, o idealismo é um conjunto de filosofias que se propõe a idealizar, ou seja, construir um ideal de realidade.
Idealismo é a qualidade do que é ideal. É a representação das coisas sob a forma ideal. É a propensão ou inclinação do espírito para o devaneio, para o ideal. O ideal é o que existe somente na ideia, no imaginário, é o fantástico, o modelo sonhado.
O idealismo de Hegel é compreendido como idealismo absoluto. O pensador afirma que a transformação da razão e de seus conteúdos é movida pela própria razão. Para Hegel, o mundo é uma ideia, assim como tudo que nele existe.
O realismo é uma corrente filosófica centrada no objeto, as coisas, naquilo que está para ser conhecido. ... Enquanto o realista crê poder conhecer a realidade em si mesma, o idealista pensa que só é possível conhecer as coisas na medida em que se manifestam para nós.