Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido. Esses eventos não acontecem isoladamente, e sim, sobrepondo e se completando.
Em geral, pode levar de uma semana a 10 dias se não houver intercorrências (infecções, por exemplo).
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Quando nos machucamos ocorre o processo de cicatrização, que é realizado por miofiboblastos fazem toda a regeneração que migram para o ferimento e começam a produzir fibras colágenas, onde já começam a recobrir a área danificada. Esse processo começa imediatamente após a lesão.
A pele se renova constantemente: todas as células são trocadas num prazo entre 30 e 90 dias. 1. Nas camadas mais profundas da epiderme (a parte mais “externa” da pele), existem células especializadas chamadas melanócitos. São elas que produzem um pigmento conhecido como melanina, que dá nossa cor natural.
Como Clarear a Pele?
72 horas
10 dias
A coceira ou prurido é normal e ocorre durante a formação da cicatriz. Evite ao máximo coçar,principalmente com as unhas para não infeccionar, use filtro solar (imprescindível) e só use pomadas ou quaisquer medicamentos no local se estes forem receitados por um médico,por favor.
Para combater a coceira e o desconforto de forma mais eficaz, pode-se aplicar toalhas frias ou tomar um banho gelado antes de passar algum creme nas regiões que ardem ou que estão vermelhas. O uso de compressas de gelo para resfriar a pele ou amenizar a coceira está contraindicado, pois pode piorar a queimadura.
Quais são os cuidados que se deve ter com a cicatrização e com as cicatrizes? É preciso hidratar a pele com cremes hidratantes. Isso diminui o prurido provocado pela cicatrização dos tecidos. Se a coceira for muito intensa, pode-se prescrever anti-histamínicos ou mesmo um corticoide de baixa potência.
Muito tempo depois da cura de uma cicatriz, ela pode começar a coçar intensamente de repente. Geralmente, este isso é causado por uma infecção ou por um novo crescimento de células na área, talvez devido a alterações no peso. Opções para o tratamento da coceira variam com base na causa.
Sim é normal, quando está cicatrizando dá coceira, fica tranquilo! Pode acontecer durante o processo natural de cicatrização.
Os terminais nervosos são estimulados e sentimos a dor, que aumenta de acordo com a gravidade da inflamação. Quando a cicatrização tem início, a inflamação vai diminuindo aos poucos e o incômodo também, até se transformar apenas em uma coceira. É sinal que o local ainda não desinflamou totalmente.
"Dependendo do tipo de cicatriz, podem ser indicados cremes à base de ácidos como o glicólico, retinoico e salicílico", diz a dermatologista Joana. Também, em alguns casos depois de uma cirurgia, segundo Daher, pode ser recomendado fazer massagens com cremes à base de corticoide.
As pomadas para queloide são a melhor opção de tratamento, pois ajudam a alisar e disfarçar a cicatriz. As principais pomadas para queloide são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote.
As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.
Três excelente remédios caseiros para eliminar ou atenuar cicatrizes de feridas recentes na pele são a babosa e o própolis, pois possuem propriedades que ajudam a fechar a ferida e a deixar a pele mais uniforme. Já para reduzir a casquinha e a coceira da cicatriz, o mel é um ótimo remédio natural.
No caso das manchas causadas por furúnculos, as melhores opções costumam ser clareadores tópicos, peelings e lasers, mas é importante consultar um dermatologista para avaliar qual a melhor opção no seu caso.