Ela tinha uma sabedoria e uma força espiritual elevada, na qual ajudou seu pai na difícil jornada de levar a caridade aos negros sofredores. Maria Conga era considerada uma grande benzedeira e também uma doutrinadora dos espíritos sem luz que perturbavam a mente e o corpo tanto de negros como de brancos na época.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.
O Orixá Adjuntó, Ajuntó ou simplesmente Juntó é o Orixá que acompanha o Orixá da Cabeça, um segundo Orixá, formando um par. O Orixá de Frente é aquele que guiará a pessoa enquanto ela estiver encarnada, o Adjuntó é o auxiliar, interferindo e amparando quando houver um desequilíbrio.
O primeiro dia do ano será em uma sexta-feira, dia de Oxalá, orixá da paz. Além disso, Jaciara explica que a soma dos números do ano têm um significado e representa outro orixá. "Não só por ser o dia de Oxalá, mas 2021 também dá o número que somando dá o número 5, é o Odu Ôxê, é o Odê de Oxum.