A asfixia (ou sufocação) acontece nas situações em que o oxigênio é impedido de chegar aos alvéolos . A asfixia (ou sufocação) é a síndrome causada pela insuficiência de oxigenação do organismo, a qual, se prolongada, conduz à morte.
Entre as estratégias para se evitar ou reduzir os agravos causados pela asfixia perinatal destacam-se a qualidade de atendimento ao pré-natal, a assistência obstétrica adequada à gestante de risco e as boas práticas de cuidados ao RN na sala de parto e durante a internação.
Dificuldade respiratória que leva à falta de oxigénio no organismo. As causas podem ser variadas, sendo a mais vulgar a obstrução das vias respiratórias por corpos estranhos (objectos de pequenas dimensões, alimentos mal mastigados, etc.).
Subtipos:
A broncoaspiração — quando a pessoa inspira o vômito ou um corpo estranho e fecha as vias aéreas — é um dos grandes temores dos pais de recém-nascidos.
A broncoaspiração é a entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória. Essa condição pode ocorrer pelo enfraquecimento dos músculos usados na deglutição, o que pode causar a dificuldade no ato de engolir, também conhecida como disfagia.