A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
aqueus
O modo de produção dominante na Grécia clássica, que regia a complexa articulação de cada economia local e dava o seu cunho a toda a civilização da cidade-estado, era o escravista. O conjunto do mundo antigo nunca foi marcado pelo predomínio de trabalho escravo.
Os tipos de modos de produção
A produção capitalista Podemos citar o modo de produção asiático, escravista, feudal e capitalista. ... No capitalismo, o motor das relações produtivas e sociais é o dinheiro. Para que este possa circular, o capitalismo transforma tudo em mercadoria, pois estas podem ser compradas e vendidas, em troca de dinheiro.
Conceito central da teoria marxista, o modo de produção caracteriza a articulação, capaz de se reproduzir, entre as forças produtivas e as relações de produção, constituindo a base ou a infraestrutura da formação económica e social.
Os meios de produção são os instrumentos, ferramentas e utensílios utilizados no processo de produção. Não fazem parte, portanto, dos produtos fabricados, ficando na empresa que os produziu durante um determinado tempo. ... Um exemplo de meio de produção são as máquinas de costuras utilizadas em confecções de roupas.
Teoria de Karl Marx Porém, o filósofo ficou mais conhecido por sua teoria de análise e crítica social, que reconhecia uma divisão de classes sociais e a exploração de uma classe privilegiada e detentora dos meios de produção sobre uma classe dominada.
O método dialético de Marx enquanto método de investigação e de exposição distingue, sem separar, esses dois momentos, pressupondo que o objeto só pode ser exposto depois de ser investigado, analisado, criticamente em suas determinações essenciais.