O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.
Úmero: osso do braço Na anatomia do membro superior, o úmero é o maior osso. Trata-se de um osso longo e, por isso, a sua largura é maior que a largura e a espessura. O corpo do osso tem forma aproximadamente cilíndrica. Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro.
Anatomicamente, o úmero é dividido em três regiões: úmero proximal (ombro), úmero diafisário (meio do braço) e úmero distal (cotovelo). Mais precisamente, a diáfise do úmero estende-se da inserção do músculo peitoral maior até uma estrutura próxima ao cotovelo chamada crista supracondilar.
[ Anatomia ] Osso da parte do braço que vai do cotovelo ao ombro.
Na epífise proximal encontramos a cabeça do úmero com uma superfície articular lisa e arredondada que se articula com a cavidade glenóide da escápula. A cabeça é voltada superior e medial e separada do restante da extremidade proximal por um sulco, o colo anatômico.
Músculos que envolvem o úmero
O músculo braquial é anterior no braço, mas se encontra por baixo do bíceps braquial. Origina no úmero (2/3 distal na face anterior) e se insere na ulna (tuberosidade). Sua ação é uma poderosa flexão do braço. E para finalizarmos sobre músculos do braço iremos estudar o músculo tríceps braquial e o ancôneo.
Anatomia do úmero O colo anatômico do osso, formado pelo sulco que divide a cabeça em tubérculos maior e menor e o colo cirúrgico, que corresponde à parte estreita distal da cabeça, local frequente de fraturas.
Colo Anatômico: É a parte que fica recoberta por gengiva. AnatomiaAplicadaàOdontologia,2ªedição.