Compre uma figa de metal de sua preferência, duas velas pequenas brancas e sete pãezinhos de mel. Coloque os pãezinhos de mel em um prato de papelão com a figa ao centro. Acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano.
No candomblé e na umbanda Os ibejis gostam de doces, e é em homenagem a eles que em alguns lugares do Brasil se distribui saquinhos com balas, pirulitos e outras guloseimas às crianças. Na Bahia, a tradição é preparar um caruru para os santos, servir para as crianças e então comer.
Essa tradição era mais forte no passado, mas ainda hoje há quem se dedique a encher os saquinhos com guloseimas da mais variada ordem — balas, chicletes, paçoca, maria-mole, suspiro, doce de banana, doce de abóbora, etc. — e oferecer aos pequenos que se aventuram pelas ruas em busca deles.
Na quinta-feira (26) a data foi comemorada pelos católicos e nesta sexta pelos centros de umbandas e em muitos lares no país, onde ocorrem distribuição de balas e refrigerantes. São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças.
O Dia de São Cosme e Damião é comemorado em 27 de setembro pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque. No calendário oficial da Igreja Católica, a data reservada aos santos deve ser celebrada em 26 de setembro.
Se usam velas azul claro e cor-de-rosa, as cores dos bebês. Cosme e Damião é Amor.
Na doutrina cristã, ou seja, na religião Católica, Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e faculdades de medicina e recebem homenagens no dia 26 de setembro. No entanto, a festa é marcada, no Brasil, pelo sincretismo religioso.
Na doutrina cristã, ou seja, na religião Católica, Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e faculdades de medicina e recebem homenagens no dia 26 de setembro. ... Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado apenas em 27 de setembro.
Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro.
Este banho é preparado com uma seleção de ervas e plantas escolhidas para proporcionar a proteção espiritual desejada desembaraçando a sua vida e da sua família. Usada para limpeza e como proteção para crianças.
Coar antes de tomá-lo. Este banho serve, principalmente, para tirar as energias negativas e para a prosperidade.
São Cosme, Damião e Doum curavam as pessoas usando unguentos feitos de folhas de palmeiras, pois tinham o dom da cura. Eles são padroeiros de médicos, cirurgiões e barbeiros.
Para isso, acenda uma vela branca e outra cor-de-rosa sobre um pires, oferecendo-as ao seu anjo-da-guarda ou da pessoa que você quer ajudar, pedindo a ele que leve embora toda a depressão e a tristeza. Feito isso, coloque um prato cheio de marias-moles ao lado do pires, oferecendo-o a São Cosme e São Damião.
Oração aos Ibêjis Salve os Ibêjis, Senhores do Cosmo que me dão as mãos! Meus amados Cosme e Damião, Senhores da alegria e da fartura, Eu agradeço por minha vida e oportunidades, pela continuidade da prosperidade. ... Pois minha alegria e prosperidade nascem de tuas bênçãos!
Os Erês atuam como intermediários dos Orixás e manifestam-se através de seu Axé. Sua comunicação é direta e vai ao encontro do que o assistido precisa sem delongas ou meio termos. Muitas vezes nem precisamos falar o que precisamos, as "crianças" vão direto ao ponto.
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...