Como fazer fichas em PDFs completáveis e salváveis de RPG no Adobe Acrobat 9:
Vá na terceira guia do programa (Fichas) e comece 'CRIAR NOVA FICHA'. A primeira coisa a se fazer é definir a raça do personagem. Novamente: não é estritamente necessário ler sobre todas as raças antes de fazer a ficha, mas é bom que se leia pelo menos sobre a raça escolhida, para conhecer alguns detalhes.
Para a FORÇA, DESTREZA, PODER, APARÊNCIA e CONSTITUIÇÃO você deve rolar 3 dados de 6 lados (3d6). A escolha de qual rolagem vai para cada característica é feita por você, mas lembre-se de colocar os maiores valores para as características que você quer prezar em seu personagem.
Constituição (CON) é um atributo de personagem que afeta a vida e a defesa. É o atributo primário para Curandeiros e o atributo secundário para Guerreiros. ... Qualquer classe pode aumentar sua constituição adicionando pontos a ela ou ao utilizar armas ou armaduras que tenham bônus de CON.
O Carisma (Car) demonstra a força da personalidade, da persuasão, da liderança e da atração física do personagem. Muitos poderes dos paladinos são baseados em Carisma. O Carisma é o atributo-chave nos testes das perícias Blefe, Diplomacia, Intimidação e Manha. ...
A Destreza (Des) representa a coordenação, a pontaria, a agilidade, os reflexos e o equilíbrio do personagem. ... Se o personagem usar armaduras leves, a Destreza contribui na Classe de Armadura. A Destreza é o atributo-chave nos testes das perícias Acrobacia, Furtividade e Ladinagem.
substantivo feminino Habilidade e agilidade na realização de algo, especialmente com as mãos. Manifestação dessa habilidade ou capacidade: pintava com destreza.
Existem três métodos muito comuns: Pontuação padrão, Point Buy e Rolagem de dados.
A Constituição (Con) representa a saúde, vigor e energia vital do personagem. Qualquer personagem se beneficia de um alto valor de Constituição. O valor de Constituição é somado aos pontos de vida no 1º nível.
O modificador de Constituição contribui para os seus pontos de vida. Normalmente, você adiciona seu modificador de Constituição para cada Dado de Vida que jogar para seus pontos de vida.
Um jogador de qualquer classe pode aumentar sua própria força ao alocar pontos de atributos à força ou equipando armaduras e armas que deem FOR como atributo bônus. Guerreiros e Ladinos ganham bônus de classe ao equipar equipamentos que deem atributos de força que sejam feito para a respectiva classe.
Regra Opcional: para PVs e PMs variantes, jogue um dado para cada ponto de Resistência. Um personagem com Resistência 3 joga o dado três vezes, e soma os resultados. Se ele conseguir, digamos, 2, 3 e 5, terá 10 Pontos de Vida e 10 Pontos de Magia (2+3+5=10 PVs).
Explicação: O HP pode ser calculado como (HP no nível 1) + (nível - 1) + min (HP adicional por nível, 0) * (nível - 1). O HP adicional por nível é metade da matriz de acerto mais o modificador de constituição.
-Descanso Curto: Um descanso de uma horinha. Durante esse tempo os personagens podem usar Dados de Cura para se recuperarem. Cada personagem possui uma quantidade de Dados de Cura igual ao seu nível. Ao gastar um Dado de Cura ele rola o dado de vida de sua classe + modificador de COM, e cura esse valor.
Iniciativa. A Iniciativa determina quem irá agir primeiro em um combate. Para determinar o bônus de Iniciativa, basta você preencher o campo com o seu modificador de Destreza, já que ele é o único modificador que impacta na Iniciativa.
O campo de iniciativa possui um valor diferente em cada situação de combate. Ele é preenchido com um número resultante de um “lance de destreza”. De forma prática, é rolado o dado d20 para cada personagem. Então, após o resultado, é adicionado o modificador de destreza.
Podemos definir o que é iniciativa no trabalho como: O ato de tomar a frente de alguma tarefa, solução ou projeto. ... Quem tem iniciativa no trabalho em equipe não espera o outro agir. De maneira espontânea, esse profissional mobiliza seus colegas e está sempre disposto a fazer mais pelo grupo.
Usando Iniciativa Antes dum Combate, rola-se a Iniciativa dos Personagens. Isto é feito com cada jogador rolando 1d10 e somando a Iniciativa. Assim como qualquer Atributo, Poder ou Perícia, Hero Points podem ser usados para incrementar a Iniciativa durante a fase de rolagem.
CLASSE DE ARMADURA (CA) Considerando qualquer sistema de RPG que compara dois números para definir o sucesso ou não de um ataque, para que o mesmo cause dano a um oponente, é preciso obter um resultado de ataque no dado (+ modificadores) maior ou igual ao valor da “classe de armadura” (CA) do alvo.
Veja também: livros D&D 5ª edição gratuitos....Referência: Página 13.
Um Teste de Salvaguarda — também chamado simplesmente de salvaguarda — representa uma tentativa de se resguardar, evitar, mitigar ou resistir a uma magia, armadilha, veneno doença ou ameaça similar.
A fórmula sobre como calcular coeficiente de aproveitamento é: Área total construída / Área do terreno. Para exemplificar, vamos utilizar o mesmo terreno de 200m²: Exemplo 01: Se eu construir uma casa de três pavimentos de 120m² cada, a conta será: (120m² x 3 pavimentos) / 200m² = 1,8.
Mas não se preocupe com isso, teremos um passo focado apenas nisso.
Roteiro de Criação de Personagens do D&D 5e
Como criar ficha de personagem
Criar fichas com propriedades predefinidas
Um monge de nível 1 com modificador de Constituição +2 ficará com 10 de vida (8+2 = 10). Para seu 2 nível terá que jogar um d8 e somar +2 da Constituição....Calcule seus pontos de vida!! (5 ed e 4 ed)
Sempre que você sofrer dano enquanto estiver se concentrando em uma magia, deve fazer um teste de resistência de Constituição para manter sua concentração. A CD é igual a 10 ou metade do dano recebido, o que for maior.
A pontuação passiva é calculada da seguinte forma: 10 + todos os modificadores que normalmente se aplicam a jogada. Um personagem de primeiro nível com Sabedoria 14 (+2) e que tenha proficiência em Percepção (+2), teria uma pontuação em Percepção Passiva de 14.