Como Fazer:
Apesar de a grafia mais aceita ser holerite, na verdade ambas estão, teoricamente, incorretas. Isso porque esse termo provém da palavra em inglês Hollerith, que, na verdade, é o sobrenome do cientista inventor do processo em questão.
O holerite é um documento que comprova o pagamento mensal ao colaborador pelos serviços prestados, conforme contrato de trabalho.
Também conhecido como contracheque, o holerite é o documento exigido pela legislação para demonstrativo de tudo o que está sendo pago ou descontado de um funcionário. Ou seja, impostos, contribuições previdenciárias e sindicais, abonos, gratificações… Tudo isso deve ser registrado de forma clara para o colaborador.
Na maior parte do país, em vez de holerite, recebemos o contracheque, aquele documento emitido por firma comercial ou repartição pública no qual se especifica o ordenado bruto do funcionário e respectivas deduções. ...
Como fazer contracheque?
Para emitir o contracheque do Servidor Público Federal online, ou o contracheque federal, existem duas possibilidades:
O contracheque é um dos documentos principais que existem na relação entre empregado e empregador. Ele é responsável por fornecer informação ao colaborador sobre a remuneração recebida e os impostos descontados, além de servir para comprovação de renda e de vínculo empregatício.
A recomendação para guardar um contracheque ou holerite é de 5 anos. O prazo estipulado é feito pensando em eventuais cobranças de direitos trabalhistas. Caso o trabalhador saia da empresa, terá só 2 anos para efetuar tal cobrança, caso perceba erros.