O nitrogênio líquido tem o número ONU 1977. O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 K (-196,15°C) e é um fluido criogênico que pode causar rápido congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1,4. ... Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maioria das aplicações.
"Embora o nitrogênio líquido não seja tóxico e seja usado atualmente em ambientes médicos e como ingrediente para preparar alguns produtos alimentícios, o produto pode congelar alimentos resultando em temperaturas extremamente baixas que podem apresentar risco de lesão aos consumidores por não evaporar completamente ...
O nitrogênio é um gás que em sua maioria não é absorvido na respiração. O pouco que é absorvido (aproximadamente 4% do valor inalado) não reage com absolutamente nada no nosso organismos devido a sua inércia química.
Obter nitrogênio através de um fornecedor terceirizado. Uma primeira opção é comprar cilindros de nitrogênio de um produtor de nitrogênio. Esse processo é muito simples: você pede a quantidade de nitrogênio pretendida para a sua aplicação e o fornecedor a entrega em cilindros grandes e pesados.
O nitrogênio e o oxigênio presentes no ar têm pontos de ebulição, respectivamente, de -195,8 ºC e - 183 ºC, Por isso, para separar estes dois gases a temperatura é inicialmente diminuída até o ar se tornar líquido (-200ºC). A partir daí, a separação ocorre através da destilação.
A partir de uma usina de oxigênio é possível produzir ambos, o oxigênio e o ar comprimido medicinal. O processo baseia-se na compressão do ar a 7 barg, fazendo este passar por uma peneira molecular regenerável (zeólito) que permite a passagem apenas do oxigênio.