Revolução liberal
AS REVOLUÇÕES LIBERAIS. As revoluções do século XIX tiveram como tônica principal o binômio liberalismo e nacionalismo. ... O desejo nacionalista de constituir organizações políticas autônomas comprometeria o poder destes Estados.
4 (UNIFOR CE/2000) Quanto aos movimentos liberais ocorridos na Europa no século XIX, pode-se afirmar que a Revolução de 1848: a) resultou das lutas sociais que vinham se desenvolvendo em todo continente, influenciadas pelas ideias socialistas.
Dessa maneira, podemos dizer que a principal causa da Revolução de 1830 na França foi o absolutismo exacerbado de Carlos X, indo completamente contra os ideais vistos desde a Revolução Francesa de 1789, que expressava o liberalismo e a tentativa da burguesia de fim da centralização real.
Foi um movimento de caráter liberal e popular, liderado pela burguesia francesa, que derrubou do trono o rei Carlos X. Este movimento ficou conhecido como Revolução de Julho de 1830 e, também, como as Três Gloriosas (porque ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de julho de 1830).
Revolução Francesa: 6 fatores que contribuíram para esse fato!
A Revolução de Julho de 1830, também conhecida como as Três Gloriosas (em francês Les Trois Glorieuses), é a designação dada aos acontecimentos dos dias 27, 28 e 29 de julho de 1830, conhecidos como os três dias gloriosos, durante os quais o povo de Paris e as sociedades secretas republicanas, liderados pela burguesia ...
A Primavera dos Povos foi uma série de conflitos ocorridos em alguns países da Europa, em 1848. De cunho liberal, nacional e socialista, a também chamada Revolução de 1848 teve início na França.
Resposta: As revoluções liberais de 1830 e 1848 tiveram como epicentro a França. Ao espalharem-se pela Europa, entretanto, elas se caracterizaram pelo nacionalismo. Povos com uma mesma cultura, etnia e língua clamavam contra a partilha do Congresso de Viena.
Assim, um novo governante, chamado Luis Bonaparte, considerado posteriormente como o rei burguês, assume e tenta controlar os ânimos do povo, impedindo um domínio dos socialistas. O povo demonstra seu nacionalismo saindo nas ruas protestando com a bandeira da França nas mãos, clamando por mais direitos.
Dá-se o nome de Revoluções de 1848 ou Primavera dos povos à série de revoluções na Europa Central e Oriental que eclodiram em função de regimes governamentais autocráticos, de crises econômicas, do aumento da condição financeira e da falta de representação política das classes médias e do nacionalismo despertado nas ...
Voto livre e universal. Liberdade de Imprensa. O trabalho como garantia de vida para os cidadãos. O comércio a retalho só para os cidadãos Brasileiros.
Questão 1. (UFMG) Qual a afirmação CERTA em relação à Revolução Praieira, ocorrida na província de Pernambuco (1842-1849)? Foi um movimento antilusitano que procurava a derrubada da Regência através do Partido da Ordem. ... Tinha um cunho nitidamente republicano como os demais movimentos de oposição à ordem imperial.
Em nível local foi influenciada pelas ideias liberais dos que se queixavam da falta de autonomia provincial, sendo marcada pelo repúdio à monarquia, com manifestações a favor da independência política, da república e por um reformismo radical.
A Revolução Praieira foi um movimento liberal, mais especificamente social, que foi uma resposta à situação política conservadora brasileira. Os liberais que participavam dessa revolução receberam apoio de camadas da população. ... A revolução teve fim após uma derrota contra as forças oficiais brasileiras no ano de 1850.
A Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco entre 1848 e 1850, foi causada pelo crescimento do sentimento revolucionário no período (o mundo vivia, naquela época, a Primavera dos Povos) e a insatisfação local com o Império.