(UNISA) A obra épica de Camões, Os Lusíadas, é composta de cinco partes, na seguinte ordem: a) Narração, Invocação, Proposição, Epílogo e Dedicatória.
Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta português. Autor do poema Os Lusíadas, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo Português.
Os grandes textos da escrita universal permitem ao leitor descobrir mais sobre a alma, o mundo e os recursos estilísticos da língua. Só as obras bem escritas passam para a posteridade, tornam-se fonte de conhecimento - e não apenas de entretenimento - e, enfim, podem ser chamadas de clássicos.
1. Os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: “Estou relendo … ” e nunca “Estou lendo … “. ... Os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual.
7 dicas para começar a ler livros clássicos
Mais do que pertencer a uma escola literária ou a outra, um clássico é definido pelos valores que é capaz de transmitir e por sua capacidade, inesgotável e sempre atual, de nos transformar – e a si mesmo – a cada leitura.
A sua importância histórica dá-se, justamente, pela visão inovadora que ele trouxe à sociologia. Para resumir o posicionamento dos autores clássicos, podemos dizer que Durkheim e Weber são conservadores, defensores do capitalismo, enquanto Marx é favorável a uma revolução para derrubar de vez esse sistema.
A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. ... Assim, a produção literária começa quando os portugueses escrevem sobre suas impressões da terra encontrada e dos povos que aqui viviam.
Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).