As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca.
No sistema digestório das aves há uma dilatação no esôfago chamada de papo, que serve para armazenar o alimento e também para umedecê-lo, tornando-o mais macio. Ao armazenar os alimentos no papo, a ave tem a oportunidade de digeri-lo em um local mais seguro.
O inglúvio, ou papo, é uma distensão do esôfago com função de armazenar alimentos. Lesões e massas nesses locais podem ocorrer por diversos motivos, provocando dificuldades alimentares e emagrecimento da ave. O alimento ou material estranho impactado no interior de trato gastrintestinal pode formar os bezoares.
O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc. O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago.
Digestão e excreção em aves Ao serem engolidos os alimentos passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o papo, cuja função é armazenar e amolecer os alimentos. ... Passam então para a moela (estômago mecânico) que tem paredes grossas e musculosas, onde os alimentos são triturados.
A moela é um órgão (com paredes grossas constituídas por músculos) especializado em triturar os alimentos consumidos pelas aves.
O proventrículo é uma das partes constituintes do estômago composto das aves. Sendo o alargamento do esôfago , que é responsável pela digestão química dos alimentos, também é designado como "estômago químico".
A função da moela é massagear mecanicamente e triturar o alimento, reduzindo seu tamanho e aumentando a área de absorção. Moela x Digestão: Como ocorre a digestão nas aves?
Verificado por especialistas O papo é o inglúvio das aves, ele tem função unica de armazenar alimento, não há digestão, é apenas uma saculação do esôfago, é uma forma de fermentar um pouco o alimento, armazenar ou regurgitar se for necessário.
Como limpar moela: confira o passo a passo completo
A moela faz parte do sistema digestivo das aves (principalmente das aves granívoras) e realiza a digestão mecânica dos alimentos. ... Nele o alimento vai sendo amolecido para depois avançar até o estômago químico, que solta enzimas digestivas para que se inicie o processo de digestão, que terminará na moela.
estômago muscular
Entre os benefícios do consumo da moela de frango estão um percentual de proteínas satisfatório, além de um baixo teor de lipídios totais. Podemos citar ainda, entre os nutrientes presentes na moela, vitaminas e minerais, sendo uma excelente fonte de ferro.
As aves precisam dessas pedras justamente por não possuírem dentes e precisarem quebrar os alimentos para facilitar a digestão, já que o tubo digestivo desses animais são muito curtos se comparados com outros animais.
No fundo, é um instinto para evitar predadores. É o sofrimento da galinha na hora em que alguém segura o corpo dela e baixa sua cabeça contra o chão. A primeira reação da galinha ao ser subjugada dessa forma é se debater. A contenção física, porém, a impede de correr, bater as asas ou bicar para se defender.
Densidade de alojamento elevada, comedouros e bebedouros insuficientes e conseqüente disputa pelo alimento pode ser causa de bicagem. Objetos cortantes ou pontas de ninhos que causem ferimentos e pequenas hemorragias nas aves também podem ser atrativos, estimulando o vício do canibalismo.
Depois de colocar um ovo, a galinha selvagem se afasta do seu ninho e grita bem alto. Este ruído, conhecido carinhosamente entre os amantes de frango como "canção de ovo de galinha", é feito para chamar a atenção dos predadores do ninho para o pássaro.
O ditado é usado para recomendar a eliminação de alguma coisa que pode causar mal. "Galinha que canta como galo" era sinal de mau agouro, significava desgraça a caminho. A galinha tinha que ser morta.
Galo botar ovo é raro. Isso só pode acontecer se o animal for hermafrodita, ou seja, possuir um testículo e um ovário ao mesmo tempo. Deve ser o caso deste galo.
Em dias com temperaturas fora dessa faixa, é necessário tomar medidas para amenizar o estresse das aves, como oferecer água em temperatura próxima aos 12°C (em dias mais quentes) e evitar atividades de manejo dentro do aviário em períodos mais quentes do dia, para que as aves permaneçam em repouso.
A falta de vitaminas e/ou uma alimentação incorreta também podem causar o canibalismo. Assim, é necessário ampliar o viveiro ou diminuir a quantidade de animais alojada, além de fornecer alimentação correta com ração e milho – uma parte de milho para duas partes de ração.
O cuidado com as instalações e com as condições climáticas são primordiais para evitar a bicagem e o desenvolvimento de canibalismo entre as poedeiras. Da mesma forma, deve-se servir às aves rações balanceadas, em quantidade suficiente, em comedouros limpos e com espaço para que todas as aves possam se alimentar.
O ambiente em que elas ficarão deve estar desinfetado, inclusive comedouros e bebedouros. Além disso, é importante forrar as camas e fundos de gaiola com papel e manter a temperatura ideal (entre 29° e 32°, no caso das gaiolas).