Todos os investimentos devem ser informados em "Bens e Direitos" Ao contrário das duas fichas anteriores, onde bastava informar o total de rendimentos isentos ou tributados na fonte, na ficha "Bens e Direitos" você terá que detalhar os investimentos, um a um, além de informar os saldos em e em
Imposto de Renda 2021: veja o passo a passo para fazer a declaração pré-preenchida
Para recuperar o recibo da declaração de imposto de renda, o contribuinte deve ir até a unidade da Receita Federal mais próxima. Para agilizar o processo, o agendamento do atendimento pode ser feito pelo site da Receita Federal. O contribuinte também pode aproveitar a oportunidade para cadastrar o acesso ao e-CAC.
Se você estiver usando outro computador, é necessário copiar o arquivo e navegar até a pasta onde se encontra o arquivo. O nome do arquivo é o seu CPF mais as informações do ano, conforme exemplo: “SEU-CPF-IRPF-A-2020-2019-ORIGI. DEC”. Importação da declaração realizada com sucesso.
Para isso, abra o programa do IR 2019 e em seguida localize o item "Gravar Cópia", disponível no menu "Ferramentas", na barra do lado esquerdo da tela. Ao clicar nesse item, uma janela se abrirá na sequência. Selecione "Cópia da última declaração entregue e do recibo de entrega" e clique em "OK".
Esta é a maneira como funciona:
DEC armazena os dados da declaração e o arquivo . REC armazena os dados do recebido de entrega. Portanto, depois que você faz a entrega da declaração, é importante guardar estes dois arquivos para que sejam utilizados no próximo ano como referência para a criação da declaração do ano seguinte.