Forma de uso: a semente de urucum seca e triturada é o tempero que conhecemos como colorau. Ele deve ser adicionado sempre antes ou durante a cocção. Com o que combina: suave e adocicado, ressalta os sabores de carnes, frangos e pescados de todos os tipos, sopas e ensopados.
Por meio de pesquisas, Terezinha descobriu que Xarope é indicado para qualquer afecção pulmonar, assim como pneumonia, tuberculose e enfisema pulmonar. ...
O Extrato Oleoso de Urucum é rico em carotenóides (bixina e orelina), betacaroteno, óleo essencial, óleo fixo, ácidos graxos saturados e insaturados, flavonóides e Vitamina C. É indicado nas diversas formas cosméticas, onde se deseja aproveitar as características do óleo de urucum.
O pigmento do urucum é extraído da parte externa de suas sementes e é rico em carotenoides de coloração amarelo-alaranjado. Hoje, o corante de urucum é um dos mais importantes corantes naturais do Brasil, amplamente utilizado como pigmento na indústria alimentícia, cosmética, têxtil, entre outras.
Urucum é usado pelos índios como remédio e também como corante | Terra da Gente | G1. A planta, que em tupi significa “vermelho”, protege contra radiação ultravioleta, além de ter poder cicatrizante.
Para a produção de 2kg de colorífico são necessários 300g de sementes de urucum, 35ml de óleo de soja, 300g de sal e 1600g de fubá. Primeiro é necessário a imersão das sementes secas no óleo de soja por uma noite. Depois a mistura deve ser levada a fritura por 3 minutos e deixada em repouso para resfriar.
Na obtenção do corante com a extração direta com óleo vegetal, as sementes de urucum e o óleo vegetal são adicionados em um extrator com aquecimento. A mistura é aquecida e agitada para a transferência dos pigmentos das sementes para o óleo.
As cachopas devem ser colocadas para secar, diretamente ao sol, espalhadas sobre uma lona de plástico. Antes de serem debulhadas, elas deverão estar totalmente secas.
Devem ser plantadas três sementes, por balaio, a dois centímetros de profundidade. Após sete dias, o urucum germina, mas ele apenas pode ser transplantado para local definitivo quando alcançar 40 centímetros de altura.
Pé de urucum. Planta urucum ou urucu. Os frutos são cápsulas sustentadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Usado na culinária principalmente a regional.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas. No Norte, esse período é reduzido para 60 a 80 dias.
Cada pé de urucum produz aproximadamente 15 quilos de sementes. Na safra passada foram 4 mil quilos de sementes e o preço atingiu R$ 5,50 por quilo. A qualidade do produto é medida pelo teor de bixina, que indica a intensidade de coloração. Quanto mais vermelha, melhor.
No Brasil, as cultivares de urucum que são mais indicadas para os cultivos comerciais são: Bico-de-Pato, Peruana Paulista, Piave Vermelha e a Peruana Pará O urucueiro é uma planta arbustiva, designada botanicamente de Bixa orellana L., que pertence à família Bixaceae.
Quem preferir cultivar o urucum em vaso deve usar um recipiente de no mínimo 30 litros preenchido com terra vegetal de boa qualidade. Apesar de a espécie ser bastante resistente à falta d'água, nos primeiros 30 dias após o plantio, Giacon recomenda irrigar a muda diariamente.
Isso acontece pois os poros se entopem de urucu e não conseguem mais eliminá-lo[carece de fontes]. ... Um produtivo nativo das América, que foi levado para Europa desde o século XVII, é mundialmente empregado como corante de diversos fins, principalmente na indústria alimentícia.
Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames.
O que é colorau? Também conhecido como urucum e falso-açafrão, ele é um pó obtido através da trituração dos frutos do urucuzeiro, uma árvore típica da América tropical. O primeiro povo a fazer uso do urucum foi o indígena. Eles usavam o pó dessa planta como corante para fazer as pinturas corporais.
Ingredientes: Oléo de soja, urucum e amido de milho. É usado como corante de carnes assadas, carnes congeladas, arroz, manteiga, queijos, sopas, pães e arroz.
O colorau é um condimento feito a base de pimentão ou urucu, mas pode acentuar refluxo gastroesofágico e gastrite caso seja usado em excesso. Melhore o tratamento do Refluxo com outros fitoterápicos, vitaminas, minerais e enzimas, bem como dieta específica.
O colorau pode ser ingerido em cápsulas, usado na culinária – principalmente em receitas com vegetais, aves e peixes – ou adicionados a chás, sucos e molhos. Ele ainda pode ser empregue como corante alimentar. No caso do chá, a sugestão de consumo diário é de 15 gramas de raiz ou sementes em 1 litro de água.
Feito à base de urucum, fruto encontrado na Amazônia e na região centro-oeste do Brasil, o colorífico é usado na culinária para dar cor aos pratos sem alterar muito o seu sabor, já que seu gosto é praticamente imperceptível.
O açafrão é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces.
O açafrão é mais usado em receitas salgadas, como pratos à base de arroz (fica ótimo no risoto), sopas e ensopados, cozidos de grãos com legumes e carnes, peixe e frango preparados em assadeiras fundas, com caldos saborosos, e na tradicional bouillabaisse, uma sopa/cozido de diversos pescados, típica da França.
– Para um copo de água pura, junte uma colher de chá de açafrão em pó. – Depois, mexa muito bem este preparado, misture bem e beba de imediato. – Pode fazê-lo durante as refeições, mas também em jejum, todos os dias, assim que se levanta, mesmo antes de tomar o pequeno-almoço.
Um dos alimentos funcionais que não pode faltar na minha casa é, com certeza, o açafrão ou cúrcuma. Pela manhã, ainda em jejum, tudo o que preciso é 200 ml de água morna, 1 colher de chá de açafrão e um limão espremido.
Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas.