Tenho que guardar na geladeira? Por quanto tempo posso ficar com ele? Solicitamos a entrega do material com no máximo 2 dias da data de coleta. O material não deve ser armazenado em geladeira e deve estar dentro do frasco específico coberto completamente pelo líquido de conservação, ou com fixador apropriado na lamina.
É um exame bem rápido e dura menos de 5 minutos. O Ministério da Saúde recomenda que as duas primeiras coletas do exame, sejam feitas anualmente e, se não houver alterações, o exame pode ser realizado de três em três anos. O exame deve ser feito em mulheres a partir dos 25 anos que tem ou já tiveram vida sexual ativa.
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano.
O papanicolau é um exame simples, rápido e barato que serve para detectar doenças em estágios iniciais na saúde íntima da mulher, entre eles, o câncer do colo do útero. E, respondendo à pergunta que trouxe você a este artigo: o papanicolau, geralmente, não dói.
O papanicolau dói? Durante a realização do exame, algumas pacientes podem sentir um leve desconforto ou sensação de pressão no interior do útero durante a realização do exame em razão da introdução do espéculo e da coleta de material, mas geralmente o papanicolau não dói!
O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.
Porção inferior do útero onde se encontra a abertura do órgão, o colo do útero está localizado no fundo da vagina e serve para separar os órgãos internos e externos da genitália feminina. Por isso, é uma área bastante sensível e exposta ao risco de doenças e alterações relacionadas ao sexo.
Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero
Tudo isso tem um custo. O preço da fertilização é de R$ 15 mil a R$ 30 mil, mais os exames. As chances de o seu filho nascer com aquela doença específica são praticamente nulas, afirmam os especialistas.