Na medicina caseira, o jenipapo apresenta diversos benefícios. De seu tronco, é possível fazer um chá indicado para tratar de úlceras e faringite. As folhas têm propriedades contra diarreia e sífilis. As frutas, por sua vez, podem ser usadas para tratar anemia, icterícia, asma e problemas do fígado e baço.
Pode-se reconhecer que o fruto do jenipapeiro está maduro por sua consistência e coloração. Consome-se ao natural quando amadurece et amolece no pé. A casca enruga-se e o fruto adquire uma cor amarelada ou avermelhada, bastante diferente do fruto verde com aspecto cinzento e casca áspera.
Assim sendo, o ponto de consumo é atingido geralmente em dois dias sob temperatura ambiente, podendo-se observar o amolecimento da polpa e a produção de um aroma característico. Na região Nordeste, a colheita dos frutos é iniciada normalmente em dezembro, estendendo-se até maio.
O tempo para a frutificação do jenipapeiro dura de cinco a oito anos, então tenha paciência durante este período. Os frutos começar a cair entre fevereiro e julho.
O jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central. A fruta que é semelhante ao figo, chega a ter 10 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro. A polpa aromática, de sabor ácido e cor amarelo-pardacenta é utilizada no preparo de compotas, doces, xaropes, bebidas, refrigerante e licor.
Como conservar frutas cortadas e inteiras na geladeira
É importante encher as garrafas até a borda, para evitar que fique ar dentro. 5° Feche bem as garrafas e as deixe dentro da bacia com água gelada por alguns minutos. Sugestão: O suco não precisa ficar dentro da geladeira, mas sua conservação deve ser feita em um lugar escuro.