α = L / A1/2 • L: comprimento do talvegue (hm); • A: área da bacia (ha). 1/2 = 1,0 (bacia arredondada). 1/ß2 (região montanhosa) = 1,33 (tabelado); T'2 (função da declividade do talvegue, do coef. de forma (α) e da área da bacia): T'2 = 2,0 (tabelado);
Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar.
Bacia hidrográfica: conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e seus afluentes. Rede de drenagem: sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar a água superficial, proveniente das chuvas, são compostos de canais conectados entre si.
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.
Predomina no Brasil foz do tipo estuário, que apresenta um único canal. Há também presença de foz do tipo delta, como o Rio Piranhas (na Paraíba) e o Rio Paraíba do Sul (banha São Paulo e Minas Gerais). Há no Brasil também um exemplo de foz mista, que é o caso do Rio Amazonas.
A rede fluvial do Brasil origina-se a partir de três divisores de águas, que são os centros dispersores de água, isto é, locais a partir de onde as águas tomam uma direção. Correspondem geralmente às serras e aos planaltos. ... Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto.
Amazonas é um rio
Rio São Francisco
Rio Paraná
rio São Francisco
Portanto, para celebrar a data, conheça um pouco mais sobre cinco rios muito importantes para o país:
Rios do Brasil