O contador moderno é aquele que, além da contabilidade, auxilia no planejamento fornecendo relatórios e fazendo análises que possam apontar para os empresários e gestores quais são as melhores decisões a serem tomadas. Portanto, trata-se de um papel fundamental no dia a dia da sociedade.
Ele é responsável por certificar o cumprimento das legislações e controlar a movimentação financeira, verificando o quanto o negócio arrecadou, gastou e lucrou. Além de auxiliar nas atividades burocráticas, o contador também ajuda os empreendedores na tomada de decisão.
Nesse cenário, o profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
Toda empresa precisa de contador e está obrigada, não importando o porte ou regime tributário, a apresentar uma gama de obrigações acessórias e a “negociação” fica a cargo do contador.
O contador precisa ser capaz de fazer a leitura e interpretação correta de dados, identificar ocorrências, analisar os resultados, fazer recomendações e tomar decisões que contribuam de maneira concreta para o negócio do cliente. As decisões e orientações devem estar sempre embasadas em informações de qualidade.
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, atualmente existem 318 mil contadores ativos no país.
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem mais de 318 mil contadores em atividade no Brasil.
Assistente, Auxiliar e Analista.