O valor da SHBG depende do contesto clínico. Ela pode estar diminuída pelo uso de andrógenos(bomba), obesidade, hipotireoidismo, e tende a ser maior(elevada) na diminuição dos hormônios sexuais. Portanto, provavelmente você deve ter uma testosterona alta, o que não seria ruim para o ganho de massa muscular.
O que fazer para aumentar a testosterona
A aromatase também ocorre em excesso quando alguém consome mais testosterona do que deveria, gerando um aumento de estrogênio no corpo masculino. Por isso, tome cuidado ao utilizar suplementos para aumentar a quantidade deste hormônio. Consulte sempre um médico para repor qualquer coisa no seu corpo.
Em homens estudos mostram que: A terapia com Anastrozol é eficaz em aumentar os níveis de testosterona e diminuir os níveis de estradiol, modulando o metabolismo hormonal em homens com desordens androgênicas.
A elevação do estradiol no homem pode ser causado por Obesidade, tumores de testículos e uso indiscriminado de hormônios masculinos como a testosterona.
Não existe forma de aumentar ou diminuir os níveis de estradiol da noite pro dia. Para controlar os níveis de estradiol é necessário um tratamento hormonal, normalmenteà base de anticoncepcionais ou medicamentos próprios para controle hormonal.
Entre os principais sintomas de estrogênio alto estão:
Os principais efeitos colaterais do Estradiol incluem sensibilidade nas mamas, dor de cabeça, náuseas, vômitos, retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
Existem alguns alimentos de origem vegetal, como os frutos secos, as oleoginosas ou os produtos de soja, que contêm compostos muito semelhantes com os estrogênios humanos e que, por isso, exercem uma função similar. Esses compostos são compostos são conhecidos como fitoestrogênios.
Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.
O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período.
A falta desses hormônios pode acarretar a infertilidade e mudança dos caracteres sexuais secundários, como por exemplo, mudanças nas mamas e pelos pubianos, além de instabilidade dos ciclos menstruais”, alerta.
Medicamentos Saúde Feminina Reposição Hormonal
A especialista afirma que a grande vantagem de fazer a reposição hormonal é a manutenção da qualidade da massa óssea, evitando problemas como a conhecida osteoporose, que deixa os ossos frágeis. "Quando a gente para de produzir estrogênio pelo ovário, ocorre maior perda de massa óssea.
Os malefícios da TRH, por sua vez, incluem o aumento da incidência de câncer de mama (risco maior de 1,24 a 2,74 vezes após 2 a 5 anos de uso) e de câncer ovariano, aumento da mortalidade por doença arterial coronariana (quando a terapia é iniciada após 10 anos da menopausa ou após 60 anos da paciente; terapia iniciada ...
Isso acontece porque durante a transição para a menopausa, a produção de estrogênio pelos ovários diminui em mais de 90%. Essa diminuição da produção de estrogênio ovariano também pode ocasionar um aumento na ansiedade e depressão durante esta transição, especialmente naqueles que já tinham esses sintomas.
A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.