A Índia é o exemplo mais conhecido de país que foi organizado pelo sistema de castas. Casta, em sânscrito (língua antiga falada na Índia), significa "cor". A divisão indiana em castas está relacionada com a sua cultura e com o hinduísmo, religião mais praticada no país.
Além de sua essência cultural e religiosa, o sistema de castas serviu como uma forma de classificação da sociedade indiana para os colonizadores britânicos. Até aproximadamente o século XVIII, o sistema de castas baseado unicamente na tradição hinduísta tinha certa flexibilidade. Entretanto, após o domínio britânico, a segregação foi intensificada.
Atualmente, com a expansão da educação laica e aumento da urbanização no país, a influência de castas tem diminuído aos poucos. Por exemplo, casamentos entre castas estão se tornando mais comuns. Entretanto, mesmo com todas as mudanças pelas quais o país vem passando, as identidades de castas permanecem fortes. Dessa forma, os sobrenomes costumam indicar a qual casta uma pessoa pertence.
Como resultado, o que originalmente pretendia ser um plano de ação afirmativa temporário para melhorar a situação dos grupos desfavorecidos agora se tornou um exercício de captura de votos para muitos políticos.
Com a Constituição da Índia independente de 1950, ficava proibido a discriminação com base na casta. Cujo objetivo era corrigir injustiças históricas, oferecendo igualdade de condições para aqueles que antes eram desprivilegiados. Dessa forma, em 1989, as cotas indianas foram expandidas para incluir um agrupamento chamado OBC (Outras Castas Regressivas).
As castas indianas são divididas conforme a religião hindu, sendo Brahma o deus mais importante. Dessa forma, as castas são divididas de acordo com as partes do corpo de Brahma. No caso dos Brâmanes, é a casta superior a todas, que nasceram da cabeça ou boca do deus Brahma, formada por sacerdotes, professores e filósofos.
Em 2016, houve protestos violentos da comunidade Jat em Haryana e a comunidade Patel liderou grandes protestos em Gujarat em 2015 exigindo acesso às cotas fornecidas para as castas.
Fontes: BBC, Brasil Escola, Toda Matéria
No entanto, apesar dos obstáculos, alguns dalits e outros indianos de castas inferiores, como BR Ambedkar, autor da Constituição indiana, e KR Narayanan, que se tornou o primeiro presidente dalit do país, passaram a ocupar cargos de prestígio no país.
Manusmriti, considerado o livro mais importante e autorizado sobre a lei hindu e datado de pelo menos mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo, "reconhece e justifica o sistema de castas como a base da ordem e da confiança na sociedade".
O sistema de castas está presente no importante livro sagrado do hinduísmo, o Manusmriti, que tem mais de 3000 anos. Segundo a tradição, as quatro castas se originaram do corpo do deus Brahma (o criador).
Inicialmente, existiam quatro tipos de castas na Índia, os brâmanes (sacerdotes), os xatrias (militares), os vaixias (fazendeiros e comerciantes) e a mais baixa, os sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores). No entanto, pessoas que não pertenciam a nenhuma das castas eram chamadas de párias ou intocáveis. Ou seja, eram pessoas excluídas da sociedade, destinadas a realizar trabalhos considerados sujos, como limpar esgotos, catar o lixo e cuidar de cadáveres.
Os brâmanes teriam surgido da cabeça do deus. Os xátrias, dos braços. Os vaixás, das coxas/pernas. E os shudras, dos pés. Já os dalits teriam surgido da poeira dos pés, portanto, não têm casta.
Por fim, temos a casta indiana dos Sudras ou shudras, nascidos dos pés do deus Brahma, composta por camponeses, operários e artesãos. É uma casta bastante ampla e até pouco tempo, nenhum membro dos Sudras tinha permissão de conhecer os ensinamentos hindus.
Um novo estudo revelou que os governantes coloniais britânicos estabeleceram limites rígidos que tornaram as castas a característica social definidora da Índia quando usaram censos para simplificar o sistema.
Apesar dos avanços, o sistema de castas ainda é importante, especialmente longe das grandes cidades. E o sistema de cotas tem sido criticado por ser usado como argumento por políticos para obter votos de uma casta específica.
As castas indianas são hereditárias: a condição do indivíduo passa de pai para filho e cada integrante só pode se casar com pessoas do mesmo grupo. As castas também estão relacionadas com a ocupação profissional de cada família.
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Nas castas não importam as questões econômicas, somente os valores culturais. Uma família pode ter uma excelente situação financeira e pertencer a uma casta baixa, ou o contrário, uma família pobre pode estar entre as castas mais altas.
Isso foi possível porque, de acordo com os historiadores, até o século 18 as distinções formais de castas eram de importância limitada, as identidades sociais eram muito mais flexíveis e as pessoas podiam facilmente passar de uma casta para outra.
A casta indiana dos Xátrias ou kshatriya, é formada por militares e integrantes da administração e estão diretamente subordinados pelas diretrizes repassadas pelos brâmanes. Ademais, os kshatriya teriam nascidos dos braços do deus Brahma, por isso, são considerados guerreiros.
Casta é um sistema de divisão social, onde cada casta representa um nível social. Essa divisão normalmente é baseada em fatores hereditários ou culturais, profissionais e religiosos. A divisão em castas surgiu com a religião Hindu e foi abolida em 1947 pela constituição indiana.
O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu. Os tipos de castas são: os brâmanes (composta por sacerdotes), xatrias (formada por militares), vaixias (constituída por fazendeiros e comerciantes) e a mais baixa, os sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores).
Os intocáveis na sociedade hindu são aqueles que trabalham com trabalhos considerados indignos, sujos, lidando com os mortos (animais ou pessoas), com o lixo, ou outros empregos que requerem constante contato com aquilo que o resto da sociedade indiana considera abjeto e desagradável.
Os dálits hoje ainda ocupam a base da pirâmide social indiana e, apesar da proibição oficial do uso do sistema de castas, ainda são, em partes do país, perseguidos. Politicamente querem que as leis anti-casta sejam obedecidas, de modo que não precisem mais viver sob restrições.
Eles são chamados de "intocáveis" porque são vistos como sujos. Basta o contato com eles para tornar impuro um integrante de uma casta superior. Os dalits têm esse estigma por exercerem trabalhos considerados "imundos" pela sociedade, como lavar roupa, limpar banheiros ou recolher o lixo.
Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato…৩ মার্চ, ২০০৯
Os dalits, ou intocáveis, são párias: aqueles que não têm casta, a poeira sob os pés de Brahma. Eles realizam os trabalhos considerados impuros para as outras castas, como a limpeza de excrementos, a lida com os cadáveres.
O sistema de castas estabelece que uma determinada classe social é inferior a outra e assim acaba por gerar preconceitos sobre as pessoas, também evitando que essas classes que sofrem preconceitos possam alcançar uma melhor condição econômica e social, fazendo com o que a pobreza dessas classes se mantenham durante a ...
Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta. Isto é, pessoas que cometeram algum delito grave, como roubo, estupro, assassinato…৩ মার্চ, ২০০৯
Neste sentido, o atual direito indiano é, antes de mais nada, um sistema jurídico de origem estatal que extrapola as diversas etnias e comunidades religiosas que formam a Índia contemporânea para ser um Direito supra-étnico e desvinculado desta ou daquela fé religiosa.