A UFJF destina 50% de suas vagas para seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
UFJF. Com 2,2 quilômetros de extensão, a pista de corrida da UFJF engana. À primeira vista, pode parecer um percurso “mole, mole” de se fazer, mas os trechos de subida e descida desafiam quem não está lá muito em dia com as atividades físicas.
8 lugares para correr em Juiz de Fora - Zine Cultural
Cursos oferecidos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Aplicadas (Cerâmica), Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo), Educação Física, Geografia, Música, Teatro e Zootecnia.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece em torno de 4.
O “Psicologia de Portas Abertas” - alunos é um dispositivo de atenção secundária em saúde mental que aborda questões individuais de cunho emocional, cognitivo ou relacional/interpessoal por meio do acolhimento, avaliação, acompanhamento e/ou encaminhamentos externos de estudantes da UFOP.
Confira as principais formas de ingressar na UFJF:
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio.
A busca pode ser feita informando a instituição desejada, o respectivo campus, o curso e o turno previamente escolhido. Em suas páginas oficiais, o MEC informou que os candidatos serão convocados pelas próprias instituições.
A publicação das notas estava prevista para ser realizada na quarta, dia 7. Com a mudança, as listas constando os nomes dos candidatos aprovados no módulo III serão divulgadas no dia 16 de abril, assim como o resultado dos recursos e o gabarito oficial.
O sistema funciona com a pontuação cumulativa durante os 3 anos. O 1º e o 2º módulo valem 120 pontos cada um e a nota deve ser multiplicada por dois no 1º ano e por três no 2º ano. As provas objetivas e discursivas são iguais para todos os alunos.
Estão abertas as inscrições para os interessados em atuar como fiscais de prova e apoio de serviços gerais no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. Professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados dos dois campi têm até as 23h59 do dia 31 de janeiro para se candidatarem.
Inicialmente, as datas que estavam previstas no calendário acadêmico para a realização das provas do Pism eram 21 e 22 de novembro de 2020. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021 pelos candidatos dos módulos II e III, e nos dias 13 e 14 março pelos candidatos do módulo I.
As inscrições são exclusivamente on-line. Os interessados devem se inscrever até as 18h desta terça-feira, 3, na Área do Candidato. Esse também o prazo para quem quiser solicitar atendimento especial, seja por motivo de deficiência, por convicção religiosa ou para fazer as provas usando nome social.
Os alunos que zeraram qualquer prova dos módulos I e II não estão excluídos do processo seletivo e podem realizar a inscrição no Pism 2021.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, informou o adiamento das provas do Módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. As provas seriam aplicadas nos dias 27 e 28 de março. Esta é a segunda vez que a instituição adia as provas do Pism em consequência da pandemia do coronavírus.
A pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nessas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.
No módulo II, a prova também vale 120 pontos, mas o peso é 3. Ou seja, o (a) aluno (a) pode alcançar 360 pontos. Já no módulo III, o valor da prova é de 140 pontos que devem ser multiplicados por 5, totalizando 700 pontos.
O candidato que tiver seu pedido negado precisa gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 120 até as 18h do dia 4 de novembro. O solicitante poderá fazer o pagamento apenas pelo Banco do Brasil, para que a inscrição no Pism seja deferida.
O conteúdo do Pism é separado em módulos, a pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nessas etapas, o candidato ainda não precisa ter optado pelo curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.
Como é a prova? No primeiro e no segundo anos, a prova vale 120 pontos, com peso 2 e 3 respectivamente, ou seja, somando 240 e 360 pontos possíveis. No terceiro, o exame tem 140 pontos e peso 5, chegando a 700. As provas possuem questões objetivas e discursivas, e não há redação.
O que eu posso levar para a prova? É permitido que, sobre a carteira ou mesa, além do documento de identificação, estejam: caneta azul ou preta de corpo transparente, álcool em gel transparente e sem rótulo e régua transparente, devendo o estudante levar seu próprio material.
Nessa prova, são tradicionalmente cobrados temas da Química Inorgânica, Físico-Química, Classificação do Carbono, identificação de funções químicas, entre outros.
As notas dos candidatos inscritos nos módulos I e II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram divulgadas nesta terça-feira, 12, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).
O pagamento do boleto do Pism 2020 deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil, até as 20h do dia 27 de agosto.
As notas são divulgadas com a aplicação do peso, conforme o edital. As listas com os nomes dos aprovados está prevista para ser divulgada na sexta-feira, 16, juntamente com os resultados dos recursos e com o gabarito oficial.