5) Tecnopolos Mundiais: (PUC-MG) São características da atual revolução técnico-científica ou “Terceira Revolução Industrial”, EXCETO: a) a utilização crescente de biotecnologia e da engenharia genética na indústria, na medicina, nas fontes de energia e na agropecuária.
(Pucmg) São características da Terceira Revolução Industrial, EXCETO: a) controle da ordem econômica pelos Estados.
Resposta. Resposta: A) Eletrônica e Tecnologia da Informação.
Na Terceira Revolução Industrial, destacaram-se as indústrias de alta tecnologia, desenvolvendo-se áreas da genética, robótica, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outras.
Inteligência artificial, robótica e máquinas fazendo máquinas: embora pareçam temas de filmes de ficção científica, essas são só algumas das características da indústria 4.
Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.
As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.
As principais consequências da Terceira Revolução Industrial podem ser vistas não só no campo produtivo com o invento e melhoramento de máquinas nas indústrias, mas também como a utilização da robótica, que diversificou e ampliou a produção diminuindo os custos, e no campo social. As relações sociais modificaram-se.
Resposta. A primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX. ... Na Segunda Revolução Industrial, o emprego da energia elétrica, o uso do motor à explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo estipularam novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.
Resposta: Na Primeira Era da Qualidade a inspeção era realizada em 100% dos produtos e já na Segunda Era da Qualidade a inspeção é realizada por amostragem.
1760 – 1840
Na primeira revolução o operário trabalhava por conta própria e o processo de fabricação de produtos eram todos a mão. Já no segunda revolução o operário trabalhava em fabricas e utilizava máquinas.