A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. ... A Filosofia é, portanto, uma atividade que problematiza, ou seja, coloca questões em jogo, respondendo a cada pergunta com uma nova pergunta – o que faz o pensamento manter-se sempre em movimento.
Inicia-se a atitude filosófica quando abandonamos nossas certezas cotidianas para irmos mais além – é de se observar que os momentos de crise nos levam a transformação. Então, atitude filosófica pressupõe a atitude crítica.
A atitude filosófica é crítica porque o ser humano tomado por tal atitude dúvida das verdades estabelecidas pela sociedade, como por exemplo, as regras estabelecidas que são postas em dúvida e, dessa maneira, o homem e a mulher tomados pela crítica fundamentam as suas crenças e não ficam alienados frente às verdades ...
A filosofia tem, portanto, em sua relação com o conhecimento ou com a sabedoria, seu auge. ... A atitude da filosofia frente à sabedoria é, dessa forma, a admiração e a busca por encontrá-la.
Quando passamos da atitude costumeira á atitude filosófica? Passamos de uma atitude costumeira para uma atitude filosófica, quando deixamos de simplesmente aceitar, recusar, desejar certas coisas e situações, é passamos á questionar, tomar decisões e não aceitar opiniões estabelecidas.
A crítica é uma análise, uma espécie de diálogo, não só com as ideias de outros indivíduos, mas com a percepção que nós mesmos temos da realidade que nos rodeia. A filosofia é fundamentalmente formada por uma atitude crítica. Ela começa negativa, percebendo um vazio e dizendo não a ele.
Ter atitude é você se portar como uma pessoa positiva. Ter Atitude é você estar na vanguarda de suas ações. Ter atitude não significa ser bom ou ruim. Ter atitude é ser autêntico, sincero, verdadeiro consigo mesmo e com o próximo.
Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, expressando-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.
Vem do Grego KRITIKOS, “capacitado para fazer julgamentos”, de KRINEIN, “separar, decidir, julgar”, relacionado a KRISIS, “julgamento, seleção”, do Indo-Europeu KREI-, “peneirar, discriminar, distinguir”.
A pessoa em situação crítica é aquela cuja vida está ameaçada por falência ou eminência de falência de uma ou mais funções vitais e cuja sobrevivência depende de meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica.