A oralidade e a escrita são duas formas de variação linguística, onde a oralidade é geralmente marcada pela linguagem coloquial (ou informal), enquanto a escrita, em grande parte, está associada à linguagem culta (ou formal).
A leitura esta estritamente relacionada à escrita, mas sua aprendizagem esta tradicionalmente ligada aos atributos lingüísticos, culturais, sociais e a formação do sujeito, sejam como meio de permitir ao individuo a aquisição do conhecimento, seja como meio de viabilizar sua atuação social.
A leitura e a escrita exigem da criança atenção nos aspectos que dizem respeito à linguagem, aos quais ela não precisa dar importância, até o momento em que começa a aprender a ler, porque todas encontram alguma dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita, pois estas exigem novas habilidades, que não faziam ...
E as cartilhas? Esse tipo de material também é fundamental no processo da alfabetização. Afinal, é possível observar muitos elementos que impulsionam o conhecimento dos alunos. Para se ter uma ideia, as cartilhas podem ser divididas em três grupos.
A Cartilha é um recurso instrucional impresso, que serve como material de estudo, facilita e fixa a aprendizagem.
O termo cartilha passa a ser definido como o desdobramento da palavra “cartinha” que, por sua vez era usada em língua portuguesa desde o princípio da Idade Moderna, para identificar aqueles textos impressos, cujo propósito explícito seria o de ensinar a ler, escrever e contar (BOTO,2004,p.
Concluindo, o letramento na Educação Infantil é muito importante, pois estimula a participação ativa no processo educacional e contribui para a futura formação leitora da criança, além de auxiliá-la na alfabetização e visão do mundo.
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.