Segundo (SERMEJEW, 1964 apud WEINECK, 1999), a idade mais propicia para se trabalhar a flexibilidade é dos 11 aos 14 anos, pois esta fase é o momento onde teremos mais êxito no seu desenvolvimento.
O envelhecimento humano é um dos processos que mais favorece a redução dos níveis de amplitude articular, em virtude das alterações musculoesqueléticas e fisiológicas relacionadas à idade. Há um declínio da elasticidade dos tecidos que envolvem as articulações acarretando na diminuição da flexibilidade.
Em relação a flexibilidade dos escolares do sexo feminino, os resultados obtidos mostram que a maior média encontrada foi na faixa etária de 11 anos de idade (26,6±8,553cm), sendo maior quando comparado com as médias obtidas pelos escolares do sexo masculino (18,8 ± 4,591cm).
Teste a sua flexibilidade
Em geral as mulheres são mais flexíveis do que os homens pois elas no geral têm menos volume muscular , desse modo , facilita com que elas tenham uma maior flexibilidade. ... A flexibilidade é uma característica bastante interessante em diversas aplicações ( em diversos esportes ).