Fique atento na padaria. O tradicional pão na chapa (com manteiga) contém 209 calorias. Substitua o francês por uma fatia do integral light com requeijão idem (70 calorias). A economia é de 139 calorias.
Para tornar um café da manhã completo e os lanches mais saudáveis e saborosos no dia a dia, os pães integrais e multigrãos são sempre os mais indicados para manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.
O melhor pão é o feito em casa. Mas, se não é possível encarar uma produção caseira, é mais saudável optar pelos pães preparados em padaria sem aditivos conservantes. Os pães integrais (100% integrais ou com adição de variados grãos) também são uma boa opção porque contém maior quantidade de fibras.
Importante: o pão integral possui mais benefícios em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade.
Para a nutricionista Anita Sachs a necessidade varia de pessoa para pessoa, mas indica uma regra a ser seguida: “normalmente, ingerir 100 gramas de pão por dia não tem qualquer problema, pois contabiliza entre nove e onze porções diárias de cereais que a pessoa pode comer”, explica Anita.
Se observarmos seu valor calórico, o pão francês (50 g) com suas 150 calorias, não apresenta muita diferença em relação ao seu equivalente integral, com suas 140 calorias em duas fatias (50 g). A vantagem entre os dois são a inclusão das fibras, favorecendo os pães integrais.
O pão tradicional leva apenas farinha, água, fermento e sal, sem corantes, conservantes ou aditivos químicos. Avaliando sua receita podemos observar que vai apenas ingredientes de verdade e que dentro de um cardápio balanceado ele pode sim fazer parte de uma dieta para emagrecimento.
Indispensável no café da manhã de muitos brasileiros, o pãozinho pode ser consumido até por quem que emagrecer. Basta ter parcimônia.
Carboidrato a noite engorda? Na verdade, o maior problema não é o horário, mas o que é ingerido e a quantidade. Existem carboidratos de alto índice glicêmico, como pão francês, arroz branco, macarrão e doces.
Já a versão branca, o tradicional pão francês, consumido com moderação, é uma fonte de energia imediata para os atletas e crianças, por exemplo. Segundo a nutricionista Thaís Leopoldo, os pães podem ser incluídos na nossa alimentação no café da manhã ou como lanche da tarde, sempre tendo equilíbrio durante o consumo.
Numa alimentação saudável ou até numa dieta de emagrecimento, este alimento pode estar presente, desde que seja numa dose entre as 50 e as 70 gramas, preferencialmente uma vez por dia.” A especialista sugere, ainda, que a sua ingestão seja feita no período da manhã.
Comer um pão francês quentinho com manteiga, requeijão, maionese, margarina ou geleia é uma delícia e faz parte da vida de todo brasileiro. Mas esses acompanhamentos podem interferir na dieta, seja para perder, ganhar ou manter o peso.
Já em dietas de emagrecimento todos devem ser consumidos com moderação. Em casos de dislipidemias (distúrbio dos níveis de lipídios no sangue) a manteiga deve ser evitada ou colocada na dieta em consumo moderado com acompanhamento nutricional", finaliza a profissional.
As margarinas cremosas (que se mantêm pastosas mesmo quando estão sob refrigeração) são melhores para a saúde do que as margarinas em barra ou a manteiga. Com menor quantidade de hidrogênio, têm, por um lado, menor teor de gordura e de ácidos graxos transgênicos.
A manteiga ghee feita de leite proveniente de vacas alimentadas com pasto tem quantidades ligeiramente inferiores de gordura saturada. E possui mais as gorduras saudáveis, incluindo ômega-3 e ácido linoléico conjugado, um tipo de ômega-6.
Zero lactose light: Para quem segue uma dieta alimentar para perda de peso, esse tipo de requeijão é o mais recomendado, já que possui o valor energético e as gorduras com níveis reduzidos, além de não conter lactose.
Qual o melhor tipo? Tanto para a manteiga quanto para a margarina, o mais indicado é consumir as versões sem sal, que têm menos sódio e melhor composição nutricional. Já a manteiga light e a margarina light possuem teor de gordura reduzido e podem ser melhores para quem está de dieta.
Para quem está de dieta, os queijos mais adequados acabam sendo o cottage e a ricota, além da versão light do queijo minas frescal. Com 98 calorias em cada 100 gramas, o cottage é o queijo mais magro, seguido da ricota (140kcal) e do queijo minas frescal light (160 kcal).
Dentre os queijos pesquisados pelo INMETRO, o minas frescal light com redução de 32% de gordura é o que tem menos gorduras saturadas, com apenas 2,05 g. Um pouco acima está o requeijão cremoso light, com 4,59 g. Em seguida, o cottage com 4,94 g e o requeijão tradicional light com 5,18 g.
Ranking dos queijos saudáveis
Rico em proteínas, vitaminas e cálcio, o queijo é um item que deve fazer parte de uma alimentação saudável. E o queijo minas frescal costuma ser o preferido de quem está de dieta.
O cottage é um queijo branco, saudável e com baixo teor de calorias 29kcal por porção de 30g. Tem maior quantidade de proteínas, chegando a (3,6g/ por porção), o que ajuda no emagrecimento, promove a saciedade e o processo de alimentação equilibrada e saudável.
Queijo minas padrão: ranking das melhores marcas