“O início da dentição geralmente acontece quando a criança tem mais ou menos 6 ou 7 meses. É a mesma fase em que elas começam a pegar objetos com as mãos e colocar na boca, o que pode levar a infecções e, aí sim, à febre”, exemplifica.
Nascimento dos dentes: sintomas da dentição
Dente nascendo sintomas: sintomas da dentição
Mas há alguns bebês sortudos que não sofrem absolutamente nada com o nascimento dos primeiros dentinhos. Os sintomas mais comuns são: Chorar ou choramingar mais do que o comum. Vermelhidão e dor na gengiva, no local onde o dente vai nascer.
Algumas opções caseiras para aliviar as dores do nascimento dos dentinhos são:
Segundo um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, o aparecimento dos dentes pode sim causar diarreia, irritabilidade, problemas de sono e queda no apetite, mas os sintomas são leves e duram cerca de dois dias.
Há também quem diga que o bebê tem diarreia quando os dentinhos estão nascendo, na realidade, o cocô fica mais molinho pela quantidade de saliva que o bebê produz e engole nessa época, mas não é uma diarreia. A maior preocupação em casos de diarreia é a desidratação.
Para cuidar da criança com diarreia, os pais devem dar à criança refeições leves, com alimentos cozidos como mingau de arroz, purê de legumes com frango cozido e desfiado, por exemplo. Durante esse período o bebê não precisa comer muito, sendo mais indicado que ele coma menos quantidade, mas com mais frequência.
A diarreia é caracterizada por um aumento da freqüência ou por uma diminuição da consistência das fezes, em relação ao padrão habitual. Sendo assim, é importante observar as fraldas e conhecer o ritmo de evacuação do seu bebê.
Consistência das fezes. A consistência normal das fezes do bebê é pastosa, mas é comum que crianças alimentadas com leite em pó tenham fezes mais consistentes ou com pequenos grumos, pois a fórmula láctea é mais difícil de digerir que o leite materno.