Quando Usar Vrgula Adjunto Adverbial?

Quando usar vrgula adjunto adverbial

Quando o adjunto adverbial de longa extensão está deslocado de sua posição normal na frase, devemos usar a vírgula. Neste artigo, vamos explicar melhor como funciona essa regra de pontuação. Vamos lá!

Gostou do texto? Então, sugerimos ler o Guia Completo da Vírgula que preparamos para você e aprofundar seus estudos no tema:

tipos de gramÁtica

Existe uma tendência de nós queremos usar a vírgula, porque houve necessidade “parar para respirar”, mas não se admite, porque a oração está em rigorosa ordem direta, sujeito – verbo – complemento – adjunto adverbial.

Sempre que uma oração se encontrar-se em ordem direta, em rigorosa ordem direta, não comportará vírgula, portanto, se a oração estiver na nesta sequência sujeito- verbo-complementos- adjunto adverbial, não haverá vírgula, por mais extensa que seja.

Curso Completo Português Fácil, Fácil!

Vírgula facultativa

Vírgula facultativa

Curso de Português para concurso 2020  é um curso com conteúdo necessário para sua aprovação, acesse aqui.

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.

De acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), o adjunto adverbial de longa extensão é aquele formado por três termos ou mais. Nesses casos, a vírgula é obrigatória.

Lista de exercícios

Se preferir, garanta sua Assinatura Ilimitada e tenha acesso livre a todas as aulas para qualquer concurso público do site. Ao adquirir qualquer Assinatura do Focus Concursos você tem direito à mais 2 acessos para compartilhar com quem você quiser. Ou seja, 1 (uma assinatura) = 3 acessos. Confira mais detalhes aqui.

Lembrando que não pode ter vírgula entre o sujeito e verbo e, entre, o verbo e o complemento verbal que é o objeto seja direto ou indireto. E como fica a vírgula no adjunto adverbial deslocado? Veja a frase abaixo:

O adjunto adverbial deslocado é muito cobrado em provas. Sua posição original é no final da frase, pois não tem necessidade de aparecer, mas obviamente existe uma intencionalidade. A dúvida de muitos concurseiros é quando usa a vírgula.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

3º Complementos do verbo variam de acordo com a predicação, seja objeto direto, se o verbo for transitivo direto, objeto indireto, se o verbo for transitivo indireto ou predicativo do sujeito se o verbo for de ligação.

Uma ressalva, se esse adj.adverbial for de pequeno corpo, de pequena extensão, nesse caso a vírgula não será de rigor, será opcional.

Quando usar a vírgula?

Portanto, sempre que a oração encontra-se nesta sequência, nós dizemos tratar-se de sequência lógica ou sequência direta, ordem direta, sujeito, verbo, os complementos do verbo, os complementos variam de acordo com a transitividade dos verbos, por último adjunto adverbial.

Imagina você sendo professor de uma escola e o coordenador reclama: “poxa, essas crianças não estão fazendo atividade nenhuma…” Logo, você faz um documento para reportar a direção e menciona: as crianças da escola fizeram uma atividade, ontem (a vírgula é para destacar o ontem, para chamar atenção, ou seja, uma análise do discurso). No entanto, você está estudando para concurso público e para concurso essa vírgula é facultativa.

Diferenças entre adjunto adverbial e adjunto adnominal

Não se pode separar por vírgula o sujeito do verbo, o verbo de seus complementos, os complementos do adjunto adverbial, quando dispostos em rigorosa ordem direta, ainda que a oração fosse quilométrica.

Portanto, é inadmissível uso de vírgula entre sujeito, verbo, complementos e adjuntos adverbiais em ordem direta ou em ordem inversa, desde que não mexa com o adjunto adverbial.

A ABL (Academia Brasileira de Letras) diz que 3 ou mais palavras torna um adjunto adverbial grande, portanto a vírgula é obrigatória. No entanto, nem todas as bancas aderem a esse posicionamento, confira: 

Videoaulas

Você não pode usar vírgula para separar, o termo 1 sujeito, do termo 2 verbo, do termo 3 complementos, do termo 4 adjunto adverbial se dispostos em rigorosa ordem direta.

Vamos então analisar esta frase, o sujeito desta oração é os alunos, o verbo prestar neste contexto reclama dois complementos, por isso é transitivo direto e indireto, homenagem objeto direto, aos professores é o complemento indireto, objeto indireto, no dia 15 de outubro é o adjunto adverbial.

É usado para separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado?

* Adjunto adverbial anteposto ou intercalado – Mediante tal situação, o adjunto deve ser separado por vírgula. Entretanto, quando este aparecer em pequena extensão, a vírgula estará dispensada.

Quais são os tipos de adjuntos adverbiais?

Dependendo do uso, eles são classificados em diversos tipos:

  • Adjunto Adverbial de Modo. ...
  • Adjunto Adverbial de Tempo. ...
  • Adjunto Adverbial de Intensidade. ...
  • Adjunto Adverbial de Negação. ...
  • Adjunto Adverbial de Afirmação. ...
  • Adjunto Adverbial de Dúvida. ...
  • Adjunto Adverbial de Finalidade. ...
  • Adjunto Adverbial de Matéria.

São adjuntos adverbiais?

Assim, é chamado de adjunto adverbial o termo acessório da oração que possui valor adverbial e indica alguma circunstância do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido dele, de um adjetivo ou de um advérbio.

Qual é o advérbio de lugar?

Advérbio de lugar Ajuda a caracterizar o lugar ao qual o verbo refere-se por meio da noção de posição e direção. Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”.

Qual é o advérbio de aqui?

Classificação dos Advérbios