1) nos seguintes substantivos cognatos de verbos terminados em –ender: defesa (defender), presa (prender)... 3) nas formas femininas dos adjetivos terminados em –ês: burguesa (de burguês)......O fonema /s/, conforme o caso, representa-se por:
Segundo as regras fonéticas do Português, a sequência LH é um dígrafo, não um encontro consonantal....Palavras com lh no fim
O Ç é obrigatório nos seguintes casos: palavras derivadas de termos terminados em “to”, como é o caso de “junto”, que se torna “junção”; palavras terminadas em “tensão” e derivadas de verbos terminados em “ter”, como é o caso de “deter”, que vira “detenção”, ou “manter” e “manutenção”; palavras derivadas de termos ...
A cedilha “Ç” é a união da letra “C” com um sinal diacrítico para evidenciar que ela tem som de “S”, o que traz algumas dúvidas para a escrita. A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s].
Como saber se uma palavra é escrita com S ou Z?
Verificado por especialistas. A REGRA GRAMATICAL é a seguinte : Os "substantivos femininos" ABSTRATO que derivam ADJETIVOS devem ser escritos com "z".
Porque a palavra original 'sedução' não tem a letra 's' no final.
Glossário Ambiental – U