O Neodarwinismo chamado também de "Teoria Sintética (ou Moderna) da Evolução" surgiu no século XX. Está relacionada com os estudos evolucionistas do naturalista inglês Charles Darwin e as novas descobertas no campo da genética.
O Neodarwinismo, também chamado de Teoria Sintética da Evolução ou ainda Teoria Moderna Evolutiva, reúne estudos e conceitos de vários campos da Biologia para determinar e explicar os processos evolutivos. ... O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural.
Darwin foi o criador da teoria evolutiva que explica a origem de todas as espécies por meio da seleção natural. ... Na taxonomia, a rainha das ciências biológicas, ele fez contribuições notáveis, criando os conceitos de 'espécies em estado nascendi' e de 'espécie fóssil'.
Darwin foi um importante cientista que propôs o mecanismo da seleção natural para explicar a evolução. Entretanto, apesar do aprendizado, em 1827, Darwin desiste do curso de medicina. ... O navio partiu em 27 de dezembro de 1831, e Darwin viajou por cinco anos, coletando uma grande quantidade de material.
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”: a frase atribuída ao velho Charles Darwin nunca fez tanto sentido.
Um dos primeiros, e mais importantes, naturalistas a serem convencidos pela Origem da realidade da evolução foi o anatomista britânico Thomas Henry Huxley.