Resposta. Resposta: A ciência antiga definia-se como teoria, já a ciência moderna, ao contrário, afirma, que a teoria tinha como finalidade abrir o caminho para que os humanos se tornassem senhores da realidade natural e social.
A ciência moderna nasce com o capitalismo e substituiu a preocupação do teocentrismo medieval quanto a relações Deus-homem, enfatizando a relações entre o homem e a natureza. Esta mudança proporcionou a certeza sobre a capacidade do ser humano em conhecer para transformar a realidade.
Resposta: Resposta:Ciência Antiga, desenvolvida pelos gregos, possui uma característica mais teórica. A intenção dos antigos gregos era conhecer a natureza, mas sem interferir nela. Por se distanciar da ação sobre o conhecimento produzido, a Ciência Antiga mostra-se como uma ciência teorética.
Essa concepção de ciência começou a ser elaborada desde o fim da Idade Média, mas só atingiu sua primeira configuração sólida no século XVII, principalmente com Galileu Galilei. Esse momento da história do pensamento científico é chamado por alguns pesquisadores de Revolução Científica do século XVII.
Resposta. Resposta: A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
A ciência está em constante evolução. Muitas teorias estão sendo superadas por novas teorias. O que era tido como verdade no passado, hoje não é mais. Telescópios e microscópios multiplicaram as suas capacidades.
CONHEÇA 15 DAS MAIORES INVENÇÕES E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DA HUMANIDADE
Filosofia, a base de todas as ciências Foi no Período Clássico da Grécia Antiga, entre os séculos VI e IV a.C., que a ciência se desenvolveu. A filosofia, considerada a base de todas as ciências, a história, e a medicina foram áreas de uma proeminente produção no período.
Para os gregos, o paradigma da physis era como a vida orgânica – a imagem arquetípica do Cosmo era a de um organismo. ... Para os filósofos gregos existe algo que é a physis (natureza, essência, princípio, elemento, substância) de cada ser singular.
A ciência antiga tinha como base o dogmatismo: era especulativa e partia de interpretações da Bíblia. A ciência antiga era baseada na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência.
A Ciência Antiga, desenvolvida pelos gregos, possui uma característica mais teórica. A intenção dos antigos gregos era conhecer a natureza, mas sem interferir nela. Por se distanciar da ação sobre o conhecimento produzido, a Ciência Antiga mostra-se como uma ciência teorética.
1) Classificação da Ciência A partir do momento em que as ciências tornam-se autônomas, passam a ser classificadas em ciências formais, ciências da natureza e ciências humanas. As ciências formais recebem esse nome porque seus objetos de estudo não têm existência concreta, como a matemática e a lógica.