A infância é uma fase de suma importância, é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, tocar, saborear, sentir e agir. Tudo isso faz parte do universo infantil. Viver a infância é poder brincar, correr, pular, cantar, sorrir, aprender, questionar...
O aprender é essencial na vida do docente, cujo objetivo seja potencializar a reflexão e a elaboração da prática em prol da coletividade. A educação no século XXI busca defender a formação profissional contínua construindo uma ação pedagógica mais consciente e transformadora, construindo para a formação da cidadania.
A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje. Ser criança no século 21 significa ter uma série de direitos como educação, saúde, nutrição e o fundamental direito à vida. ... Além disso, a criança era encarada como um membro da família que deveria ajudar nas tarefas tanto quanto os mais velhos.
Brincadeiras do tempo de pais e avós para serem compartilhadas com as crianças
Jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que cumprem a importante função de desenvolver diversas habilidades: motoras, sociais, emocionais, etc. O ato de jogar ou de brincar faz com que as pessoas que participam exercitem sua criatividade e a imaginação para a resolução das tarefas propostas.
90 JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS
Região Nordeste Essa brincadeira também tem diferentes nomes dependendo da região, mas é diversão garantida. Os participantes ficam passando a bola de um para o outro com os pés ou com as mãos enquanto uma criança fica como “gulu” ou “bobinho”, tentando capturar a bola.