Quando o valor de VCM e CHCM estão baixos, podem significar anemia por deficiência de ferro, ou outras condições como a talassemia (doença genética que diminui a produção de hemoglobinas), e quando o VCM está aumentado, pode indicar anemia devido à deficiência de ácido fólico ou vitamina B12 e desordens congênitas.
Também ajuda a decifrar casos diferentes de anemias. CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média): É a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. No exame pode vir escrito: hipocrômica (pouca hemoglobina na hemácia), hipercrômica (quantidade de hemoglobina além do normal).
A CHCM avalia a concentração média de hemoglobina dentro de um glóbulo vermelho. A CHCM é calculada usando dois outros valores do hemograma completo. A CHCM é a Hgb dividida pelo hematócrito. Portanto, CHCM = Hgb/hematócrito.
Como interpretar o leucograma Leucócitos: aos valores altos de glóbulos brancos, dá-se o nome de leucocitose e diz respeito a uma suposta infecção ou indicar outras doenças. Já a contagem baixa de leucócitos, chamada de leucopenia, assinala a depressão da medula óssea e pode indicar infecções virais ou reações tóxicas.
O número normal de leucócitos no sangue varia de 3.
Os valores aumentados de leucócitos, conhecido como leucocitose, pode acontecer devido a infecções ou doenças do sangue como a leucemia, por exemplo. O contrário, conhecido como leucopenia, pode ser causado por medicamentos ou por quimioterapia.