De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cor diferente na caixa de determinados medicamentos, conhecida também como tarja, indica o grau de risco que o medicamento pode oferecer à saúde.
Os remédios de tarja vermelha podem exigir retenção ou não de receita médica, ou seja, o farmacêutico pode reter a receita após a venda....Os medicamentos de tarja vermelha mais comuns são:
Significado das tarjas vermelhas Geralmente, esses medicamentos vêm acompanhado do aviso “venda sob prescrição médica”. Eles têm contra-indicações e efeitos colaterais considerados graves, por isso só podem ser vendidos mediante a apresentação da receita carimbada e assinada pelo médico ou dentista.
A diferença entre medicamentos tarja vermelha e tarja preta está na gravidade de seus efeitos colaterais e das contraindicações. Esses remédios também são psicotrópicos, mas eles apresentam um grande poder de atuação no sistema nervoso central, seja como estimulante ou sedativo (tecnicamente chamado de “depressor”).
Representa os medicamentos que necessitam de retenção da receita, conhecidos como medicamentos psicotrópicos. Por isso, na tarja vermelha está impresso “venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção de receita”.
Medicamentos sem Tarja - são os Medicamentos Isento de Prescrição (os MIPs ou OTCs – Over The Counter, como são conhecidos internacionalmente) que não necessitam de receita médica para serem adquiridos.
Risperidon é um medicamento usado para tratar as assim chamadas psicoses (por exemplo, esquizofrenia)....Risperidon 2mg caixa com 30 comprimidos revestidos.
Diazepam O diazepam ou valium é, sem dúvida, outro ansiolítico bem conhecido. É também um derivado dos benzodiazepínicos e o mais utilizado em clínicas ambulatoriais e centros médicos.
Cinco chás contra a ansiedade:
O midazolam é um agente hidrossolúvel com rápido início de ação. É ansiolítico, induz à sedação rápida, e sua principal vantagem é produzir amnésia. É quatro vezes mais potente que o diazepam.
O zolpidem é o hipnótico de escolha para tratamento do transtorno de insônia. É um agente não benzodiazepínico pertencente ao grupo das imidazopiridinas, podendo ser utilizado para a insônia inicial ou de manutenção.