A idolatria e o sincretismo religioso são apontados como sua causa principal: os israelitas recusaram os ensinamentos e os mandatos de YHWH pelos profetas; prestaram culto aos ídolos vazios e se esvaziaram; sacrificaram seus filhos aos Baal e foram deportados para a Assíria.
Perspectiva dos samaritanos Porem, em 722 o Reino do Norte foi definitivamente conquistado por Salmanaser V (726-722 a.C.), ocorrendo a consolidação assíria com Sargão II (722-705 a.C.). Samaria foi repovoada por colonos estrangeiros e a população deportada por todo o império assírio.
Samaria, a capital de Israel, foi sitiada pelas tropas assírias por três anos e, posteriormente, seus moradores foram transportados para a Assíria (2 Rs 17.
Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival do vizinho reino do sul, o reino de Judá. Atualmente situa-se entre os territórios da Cisjordânia e de Israel.
permanecessecom eles; e ficou ali dois dias. verdadeiramente o Salvador do mundo. O testemunho da samaritana diante dos homens de Sicar foi simplesmente este: “Ele me disse tudo quanto tenho feito”.
183 km - Distância entre Judeia e Samaria.
Na época romana, o país foi dividido em Judeia, Samaria e da Galileia, que compreendia toda a seção norte do país, e foi a maior das três regiões. ... A região da Galileia era, presumivelmente, o lar de Jesus durante pelo menos 30 anos de sua vida.